Feira intensifica campanha de vacinação contra a poliomielite
A iniciativa visa garantir que a poliomielite continue erradicada
A campanha de vacinação contra a poliomielite em Feira de Santana tem como objetivo principal diminuir o número de crianças não vacinadas e prevenir a reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar as medidas para erradicação da doença. Desde 1989, o país não registra casos de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.
Carlita Correia, coordenadora da vigilância epidemiológica de Feira de Santana, forneceu mais detalhes sobre a campanha.
“Nós sabemos que é uma doença que pode deixar sequelas de paralisia, por conta mesmo da própria doença, de fraqueza dos músculos e é muito importante que a gente continue com essa doença erradicada no Brasil. Nós sabemos que tem outros países que estavam com a doença erradicada e que a doença voltou, retornou”, explicou.
Ela enfatizou a importância da vacinação, especialmente em uma cidade como Feira de Santana, onde muitas pessoas viajam com crianças para outros países.
“A imunização foi o que sempre preveniu. Sabemos a importância dessas crianças estarem prevenidas para estarem preparadas, até mesmo essas que viajam para outros países também”, disse.
Até o momento, 325 crianças já receberam a imunização. A campanha está programada para continuar até o dia 14 de junho, com vacinas sendo administradas não apenas nas unidades de saúde, mas também nas escolas.
“Nós temos 103 unidades de saúde abertas todos os dias, de segunda a sexta-feira. Temos também as de horário estendido, com 7 unidades de saúde que funcionam até as 20h30, para facilitar para os responsáveis levarem seus filhos para a vacinação”, detalhou.
Além disso, a vacinação será realizada em creches e escolas, com a devida autorização dos pais ou responsáveis.
“Responderemos a autorização que é enviada de forma prévia pela escola para que possamos fazer a vacinação com segurança e com autorização dos pais ou responsáveis”, concluiu a coordenadora.
*Com informações do repórter Rafael Marques