Secretários destacam democratização do São João e infraestrutura para acolher turistas
Eles destacam apoio cultural e preparação para receber mais de 1,7 milhão de visitantes durante as festividades juninas
Em coletiva de imprensa realizada em Tanquinho para anúncio do São João do interior, os secretários de Cultura e Turismo da Bahia, Bruno Monteiro e Maurício Bacellar, destacaram os esforços do governo estadual para promover e democratizar as festividades do São João em toda a Bahia, assim como para preparar a infraestrutura do estado para receber um grande número de turistas durante o evento.
Bruno Monteiro, secretário de Cultura, enfatizou a importância de tornar as festas populares mais acessíveis para todos os municípios baianos.
“O Governo do Estado trabalha cada vez mais para democratizar as festas populares, possibilitando que esses festejos, que não são só um momento de celebração, mas também um momento de geração de emprego, de geração de renda para os municípios”, disse. Ele destacou que, neste ano, o apoio ao São João nos interiores será realizado por meio de um edital público, permitindo que os municípios se habilitem para receber suporte. Além disso, o governo está fornecendo toda a estrutura necessária em termos de segurança pública, saúde, turismo e proteção aos direitos das pessoas.
Bruno ressaltou ainda a diversidade cultural presente nas festividades e a necessidade de apoio estatal para garantir o pleno sucesso dos eventos.
“Nós entendemos que esses momentos são momentos que precisam dessa estrutura do Estado para que aconteçam plenamente e entreguem retornos positivos para a população”, concluiu o secretário.
Maurício Bacellar, secretário de Turismo, detalhou as medidas tomadas para preparar a Bahia para a grande festa.
“Primeiro, nós fomos aos principais mercados, emissores de turistas para a Bahia, capacitar agentes de viagens e operadores de turismo em relação à especificidade da festa”, explicou. Durante os festejos, haverá grupos de receptivo nos principais portões de entrada do estado, para acolher os visitantes e integrá-los ao clima do São João da Bahia.
Bacellar também mencionou a contratação de atrações em diversos municípios e a realização de pesquisas para identificar a origem dos visitantes, tempo de permanência e gastos. Esses dados serão essenciais para o planejamento de ações futuras. A expectativa é que mais de 1,7 milhão de turistas venham curtir o São João na Bahia, considerado o maior e melhor do Brasil.
O secretário de Turismo garantiu que a infraestrutura turística do estado está pronta para receber os visitantes.
“A nossa infraestrutura turística está pronta. O número de pessoas que vêm para aqui é bem superior. E nós, baianos, temos uma tradição de bem receber”, afirmou. Ele ressaltou que muitas pessoas alugam quartos e residências para garantir que todos estejam bem abrigados durante o São João.
*Com informações do repórter André Silva