Construir ou reformar: Engenheiro explica qual a melhor opção
Ao decidir entre construir ou reformar, é fundamental considerar suas condições pessoais, a localização do imóvel e o mercado imobiliário.
Na hora de decidir entre construir uma casa do zero ou comprar um imóvel pronto para reformar, é importante considerar diversos fatores. Segundo o engenheiro civil Luan Santana, cada caso é único e a decisão deve ser baseada nas condições pessoais de cada pessoa.
“Temos que analisar porque cada casa é um caso, mas eu sempre falo para analisar primeiramente quais as condições pessoais de cada um. Tem pessoas que querem comprar para poder reformar logo de início, ou tem pessoas que querem comprar para ir reformando aos poucos,” explica.
A localização e o valor da obra também são pontos cruciais. “A construção do zero acaba valorizando mais, não só pela localização, mas também pela vizinhança do imóvel em geral. Já vi vários casos de pessoas gastarem muito em um condomínio que não vai dar retorno. O cara gastou um milhão em uma reforma, praticamente reformou toda a casa, mas devido à vizinhança e localização, não vai conseguir ter esse retorno e aí fica no prejuízo,” alerta.
Luan comenta que é comum ver orçamentos para reformas em ruas onde há tanto terrenos quanto casas prontas.
“Uma coisa é você pegar uma casa onde cada uma vale trezentos mil reais, gastar cinquenta para fazer melhorias como colocar um piso ou fazer um muro. Se for para venda, a valorização da casa acaba não acontecendo, diferente de uma construção do zero, onde geralmente se constrói casas muito melhores para vender,” afirma.
Além das questões técnicas, Luan ressalta a importância de entender o mercado.
“O engenheiro tem que ir além da parte técnica e entender um pouco de mercado. Sempre damos nossa opinião para os clientes, mas tem pessoas que têm aquela realização de comprar uma casa e reformar aos poucos, de acordo com o dinheiro disponível. Eu sempre falo para reformar pensando no futuro, que as coisas vão dar certo e o dinheiro vai entrando aos poucos,” diz.
Construir do zero é geralmente mais vantajoso financeiramente. “Sempre é melhor construir do zero do que reformar um projeto existente. Ao reformar, você primeiro demole, reforça e depois constrói, o que gera três trabalhos e o orçamento vai lá pra cima,” explica.
Sobre a valorização e escolha da localização, ele comenta que os clientes normalmente já compram seus imóveis ou terrenos antes de procurar um engenheiro, mas quando buscam uma opinião técnica antes da compra, o engenheiro pode ajudar na escolha do local com melhor potencial de valorização. “Feira de Santana está crescendo para todos os lados. A gente vê onde fica o melhor local para essa valorização,” pontua.
Luan conclui dizendo que a escolha do condomínio também é importante. “Construir uma casa de alto padrão em um condomínio simples pode não trazer a valorização esperada. Já em um condomínio de alto padrão, as casas simples são menos comuns devido ao custo inicial mais elevado e às exigências do condomínio quanto ao projeto,” finaliza.