Bancários da Bahia e Sergipe unem forças por aumento real de 5% em conferência sindical
A informação é do presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana
Eritan Carvalho, presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, fez um balanço da 26ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe, destacando os principais pontos discutidos durante o evento.
“É o momento em que nós damos o pontapé inicial para a campanha salarial. Nessa conferência reunimos em torno de 430 bancários e bancárias dos dois estados para discutir as condições de trabalho que tanto os trabalhadores têm enfrentado nas agências, questões relacionadas à saúde e também discutimos a pauta salarial”, afirmou.
Durante a conferência, foi aprovada uma minuta que será apresentada à Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), reivindicando um aumento real de 5%, além de outras conquistas já estabelecidas.
“Vamos lutar para manter essas conquistas e avançar em outras, e também ter esse retorno salarial que é justo, já que nesses três primeiros meses do ano os cinco principais bancos do país lucraram trinta bilhões de reais”, ressaltou.
Outro ponto abordado foi a data base da categoria, que ocorre em primeiro de setembro.
“Até essa data, os bancários e bancárias precisam estar mobilizados para garantir uma nova convenção coletiva. Após a reforma trabalhista, perdemos o direito fundamental do princípio da ultratividade, ou seja, os direitos mantidos na convenção coletiva anterior só são garantidos até a data base”, explicou.