TSE retoma nesta terça-feira julgamento de ação que pode cassar mandato de Moro
Senador é acusado de abuso de poder econômico por campanha eleitoral de 2022
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai retomar nesta terça-feira (21) o julgamento do recurso que pede a cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). A sessão será às 19h e o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, sinalizou que pretende finalizar o julgamento ainda hoje.
A Corte vai julgar os recursos do PL e da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B) contra a decisão do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) de absolver o senador e ex-juiz da operação Lava Jato.
Os partidos entraram com os recursos em 22 de abril. As siglas acusam Moro de abuso de poder econômico, por iniciar uma campanha como pré-candidato à Presidência da República antes de se tornar candidato ao Senado pelo Paraná. Segundo dados do DivulgaCandContas, o senador teria declarado no período oficial cerca de R$5.100.000,00, quando o limite legal era de R$4.400.000,00.
As siglas pedem cassação e inelegibilidade do congressista por 8 anos. Os suplentes do senador, Luis Felipe Cunha e Ricardo Guerra, também são réus nas ações. Em 9 de abril, o TRE-PR decidiu, por 5 votos a 2, rejeitar as duas ações apresentadas pelos partidos contra o parlamentar.
*Com informações Metro 1