Feira tem 12 mil famílias unipessoais beneficiárias do Bolsa Família
Em Feira, das 75.271 famílias beneficiárias no programa 12.080 são unipessoais
O Bolsa Família adotou novos parâmetros para inclusão de famílias unipessoais no programa federal. A medida é para conter o aumento desproporcional destes beneficiários no Cadastro Único (CadÚnico) e no programa de transferência de renda registrados no ano passado.
Em Feira de Santana, o Programa Bolsa Família contabilizou 75.271 beneficiários em maio. Desse total, 12.080 são famílias unipessoais [aquelas compostas por apenas um membro], o que corresponde a 16,04%.
“Temos aprimorado as ações de qualificação cadastral em Feira, com a realização de cadastros ou atualização no próprio domicílio para confirmar a situação”, afirma a chefe do Bolsa Família no município, Danusa Rodrigues.
Conforme explica, a nova regra indica que se o percentual de lares unipessoais recebendo o Bolsa Família no município for igual ou superior a 16% do total de famílias beneficiárias, não serão incluídas novas famílias unipessoais no Programa até que a cobertura esteja adequada.
“Em setembro do ano passado (2023) tínhamos 76.022 famílias beneficiárias do Bolsa Família, sendo 13.876 unipessoais. Isso representava 18,23%. Conseguimos reduzir esse número em 2,19%”, acrescenta.