Cadastro para tomografia de pulmão pode ser feito nas unidades de saúde dos bairros
A iniciativa é do Senai Cimatec e tem o apoio da Prefeitura
Durante este mês de maio, os feirenses entre 50 e 80 anos que são fumantes ou ex-fumantes devem procurar as unidades de saúde dos bairros para fazer o cadastro de rastreamento de câncer de pulmão. A partir do dia 20, Feira de Santana receberá a Carreta de Saúde Respiratória que vai disponibilizar tomografias gratuitas para este público. A iniciativa é do Senai Cimatec e tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.
Após o cadastro, os pacientes passarão por uma triagem na qual a equipe do projeto avaliará se a pessoa se enquadra para fazer a tomografia do pulmão. O atendimento será realizada em uma unidade móvel instalada na Praça Filinto Bastos, através da marcação antecipada.
A secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, destaca que o objetivo da ação é poder detectar o câncer ainda na fase precoce, evitando, desse modo, complicações geradas pela doença.
“O câncer de pulmão é um dos que mais matam e, infelizmente, a maioria dos portadores só descobre na fase mais avançada. Com a Carreta Respiratória, queremos que a nossa população que esteve exposta aos fatores de risco, como o uso prolongado do cigarro por vários anos, tenha a possibilidade de descobrir a doença num estágio que é possível intervir de maneira mais eficaz”, pontuou.
Além das unidades de saúde, o cadastro para triagem pode ser feito pelo whatsapp 71 9 9927-9041 ou via endereço eletrônico propulmao.com.br.