Polícia

Líderes de facções criminosas de Feira de Santana são transferidos para presídio de segurança máxima

Apontados como mandantes dos recentes homicídios na cidade, eles ficarão presos em Serrinha

12/05/2024 08h46
Líderes de facções criminosas de Feira de Santana são transferidos para presídio de segurança máxima
Foto: Divulgação MPE

Quatro líderes de facções criminosas de Feira de Santana foram transferidos na manhã deste domingo, dia 12, da Penitenciária local para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha, como resultado da ‘Operação Controle’. Eles são apontados como responsáveis pelo comando dos homicídios ocorridos na cidade nos últimos dias.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e quatro de transferência. As lideranças ficarão custeadas em Serrinha sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Nas celas, foram aprendidos celulares, assessórios de telefone e facas.

A operação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial Operacional de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); pela Secretaria de Segurança Pública (SSP); pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Grupo de Segurança Institucional (GSI), Comando de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cmep) e do Grupamento Especializado em Operação Prisionais (Geop); pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL).

Segundo as investigações, os homens transferidos para Serrinha mandaram matar rivais e orquestraram os ataques, que resultaram nas mortes registradas no município na última semana. O objetivo seria ampliar território de atuação das facções. A transferência visa isolar as lideranças, tirando-lhes a possibilidade de comunicação com demais integrantes das facções.

Os mandados foram expedidos pelo Plantão Judiciário, acatando requerimento realizado pelo Gaeco em conjunto com promotores de Justiça plantonistas. O material apreendido será submetido a conferência e análise pelo Gaeco e Seap, e posteriormente, encaminhado aos órgãos competentes para adoção das medidas cabíveis.

Comentários

Leia também

Polícia
Homem é morto a tiros no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana

Homem é morto a tiros no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana

O crime aconteceu por volta das 23h20, na Estrada Pé de Serra, nas proximidades de uma...
Polícia
Homem acusado de matar professor é condenado a 13 anos de prisão em Feira de Santana

Homem acusado de matar professor é condenado a 13 anos de prisão em Feira de Santana

Corpo da vítima foi encontrado nu, com uma lesão na cabeça, nos fundos de uma construção. ...
Polícia
Norteada pela Inteligência, Operação Circuito Fechado cumpre 12 mandados contra integrantes de facção

Norteada pela Inteligência, Operação Circuito Fechado cumpre 12 mandados contra integrantes de facção

Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública seguem com as ações intensificadas,...