Maio vermelho: Uefs promove ações de sensibilização sobre o câncer de boca
A ação ocorrerá nos meios digitais e também presencialmente
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer o número estimado de casos novos de câncer da cavidade oral para o Brasil, para cada ano do biênio de 2024 a 2025, é de 15.100 casos. Com o intuito de conscientizar a população sobre o câncer bucal, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Núcleo de Câncer Oral (NUCAO), está promovendo ações referentes ao movimento “Maio Vermelho”.
A ação ocorrerá nos meios digitais e também presencialmente em Sátiro Dias, São Felipe, Feira de Santana e Chapada Diamantina. Para esses locais estão previstas atividades de capacitação dos profissionais (cirurgiões-dentistas e agentes comunitários de saúde), sobre o diagnóstico e fatores de risco do câncer de boca, além do rastreamento de lesões bucais na comunidade.
De acordo com a comissão organizadora, as lesões encontradas serão encaminhadas para conclusão diagnóstica e direcionamentos necessários no Centro de Referência de Lesões Bucais (CRLB), que funciona na Uefs.
A iniciativa tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Programa de Extensão para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS (PNVS).