Educação

Universidade promove roda de conversa sobre as múltiplas faces da fibromialgia

Evento acontece gratuitamente no auditório da Unex, em Feira de Santana

06/05/2024 16h07
Universidade promove roda de conversa sobre as múltiplas faces da fibromialgia
Foto: divulgação

Na próxima segunda-feira (13), o curso de Medicina da Unex – Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana sediará um evento único voltado para a conscientização e compartilhamento de informações sobre a Fibromialgia. A partir das 14h, os participantes terão a oportunidade de se envolver em uma roda de conversa enriquecedora, intitulada “As múltiplas faces da fibromialgia”. O evento em alusão ao maio roxo acontece gratuitamente e aberto a todos os interessados no assunto. As inscrições podem ser realizadas através do link.

O evento contará com a participação de profissionais que se destacam no cenário feirense sobre o assunto, como a renomada médica psiquiatra, Dra. Camille Batista e as nutricionistas Claudia Freire, especializada em modulação nutricional para doenças autoimunes e Liliane Damas, especializada em doenças crônicas, inflamatórias, endócrino metabólicas e terapia nutricional. Ambas trarão as suas perspectivas e insights sobre como gerenciar essa condição complexa, abordando desde estratégias de tratamento até a importância da nutrição adequada no controle dos sintomas. A roda de conversa será mediada pela Dra. Hany Cruz, médica reumatologista e professora do curso de Medicina da Unex.

Segundo a Dra. Hany Cruz, esta é uma oportunidade de trazer a fibromialgia para a pauta. “O diagnóstico da fibromialgia muitas vezes é desafiador, pois não há exames laboratoriais específicos que confirmem a condição. É uma avaliação cuidadosa dos sintomas apresentados. O tratamento é realizado de forma integrada para que todas as condições sejam atendidas, independente da dor crônica apresentada”, explicou a médica.

Este evento é uma oportunidade valiosa para pacientes, familiares, profissionais de saúde e estudantes se reunirem, compartilharem experiências e aprenderem mais sobre a fibromialgia que é uma doença crônica que se caracteriza por dor generalizada e sensibilidade aumentada em várias partes do corpo. A doença também pode provocar rigidez matinal e sensação de formigamento ou queimação nas mãos e pés. O tratamento consiste na administração de analgésicos, relaxantes musculares e terapias auxiliares.

Vivência de pessoas com o Lúpus

Na última sexta-feira (03/05), o curso de Medicina da Unex trouxe a discussão sobre a vivência de pessoas com Lúpus. O encontro aconteceu gratuitamente no auditório da instituição de ensino superior.

O Lúpus também requer uma abordagem multidisciplinar para gerenciamento eficaz. Através desta iniciativa, o curso de Medicina da Unex reafirma seu compromisso com a educação, a pesquisa e o apoio à comunidade, fornecendo um espaço inclusivo para discussões significativas e empoderamento dos indivíduos afetados por essa condição.

O evento contou com a participação da dermatologista, Dra. Louise Chateaubriand, e da nutricionista, Andressa Meirelles. A roda de conversa foi mediada pelo professor Dr. Robinson Moresca e Andrade.

Comentários

Leia também

Educação
Enade das Licenciaturas: questionário do Estudante deve ser preenchido até 25 de outubro

Enade das Licenciaturas: questionário do Estudante deve ser preenchido até 25 de outubro

Etapa é obrigatória para participar da prova e colar grau; formulário está disponível...
Educação
Vereador fala sobre emenda destinada à educação em Feira de Santana

Vereador fala sobre emenda destinada à educação em Feira de Santana

Entre os itens adquiridos com as emendas estão computadores, notebooks, smart TVs e equipamentos...
Educação
Educação Municipal divulga homologação das inscrições para seleção de diretores e vice-diretores

Educação Municipal divulga homologação das inscrições para seleção de diretores e vice-diretores

As listas foram organizadas em ordem alfabética, garantindo maior transparência no processo ...