Ex-titular da Seap diz que focou gestão nos direitos humanos; substituto é nomeado
Advogado José Antonio Maia Gonçalves divulgou carta de despedida uma semana após pedir exoneração do cargo
José Antonio Maia Gonçalves, ex-secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, publicou nesta quarta-feira (1º) uma carta de despedida na qual diz ter pautado sua gestão com foco no resultado e no respeito aos direitos humanos.
À frente da pasta desde abril de 2022, o advogado pediu exoneração do cargo há uma semana por motivos pessoais. No texto divulgado em conta no Instagram, ele agradeceu a “missão” ao MDB, partido ao qual é filiado e é comandado pelos irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima. José Carlos Souto Castro Filho, também ligado ao partido, assumiu o posto.
“Hoje me despeço da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia. Foi uma honra servir ao meu Estado por mais de dois anos neste cargo, também fundamental para a segurança pública. Como em todas as funções que exerci, tive como direção objetivos claros, foco no resultado e respeito ao Direitos Humanos e na SEAP à Execução Penal”, escreveu Gonçalves;
Dentre os feitos listados por ele, o agora ex-secretário mencionou a criação da Polícia Penal, a melhora das condições dos policiais penais, a aquisição de armamento e a entrega de duas unidades prisionais em Brumado e Irecê.
“Agradeço em especial ao corpo técnico da SEAP e aos Policiais Penais, todos de altíssima competência, que trabalharam com seriedade e afinco, sempre em busca das melhores soluções. Sem eles, esta missão não teria sido tão efetiva e prazerosa”, publicou Gonçalves.
*Com informações Bahia.ba