Feira de Santana

Feirense conquista prêmio nacional com projeto educacional inspirador

Esse prêmio é uma iniciativa que valoriza ideias alinhadas à Educação Empreendedora de educadores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, que contribuem para a formação integral dos estudantes

24/04/2024 20h06
Feirense conquista prêmio nacional com projeto educacional inspirador

Rafael Marques

O professor João Luiz Costa, morador de Feira de Santana, alcançou um feito notável ao vencer a Etapa Nacional do Prêmio Educador Transformador 2024, na categoria Educação Para Jovens e Adultos (EJA). Esse prêmio é uma iniciativa que valoriza ideias alinhadas à Educação Empreendedora de educadores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, que contribuem para a formação integral dos estudantes.

Com dedicação e paixão pelo ensino, João é professor e dá aulas no Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, no bairro Pampalona, aqui em Feira de Santana. Sua jornada rumo ao reconhecimento o levou a São Paulo, onde recebeu, merecidamente, o prêmio e homenagens, na tarde desta quarta-feira (24).

Em uma entrevista exclusiva ao programa De Olho na Cidade (Sociedade News FM-102.2) com Jorge Biancchi, o professor João compartilhou a emoção de ser reconhecido nacionalmente com o projeto “Pretitude em Foco”.

“A emoção ainda está grande, o resultado saiu agora há pouco. Já dei algumas entrevistas, tirei fotos, então está bem emocionante toda essa sensação. Vai demorar um pouco para cair a ficha, porque é uma grande conquista para o Nordeste, para a Bahia e, em especial, para Feira de Santana, que é a minha cidade”, expressou.

João explicou como desenvolveu o projeto.

“O que eu desenvolvi para o Instituto de Foco, no Colégio, com a educação de jovens e adultos, é um projeto que consiste em ensaios fotográficos, onde os próprios alunos são os modelos, fotógrafos e maquiadores. Antes, eles participam de oficinas na própria escola, minicursos e palestras, para adquirirem letramento racial e compreenderem a importância de se reconhecerem como negros e serem amados. Eu percebia essa dificuldade entre os estudantes, em geral, mas principalmente da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em se reconhecerem como negros e se sentirem menosprezados e invisibilizados por estudarem à noite. Então, esse projeto surgiu como uma tentativa de resgatar a autoestima deles e a motivação para estarem em sala de aula, para estarem na escola. Foi emocionante ter participado.”

O feirense também compartilhou como iniciou o projeto.

“Esse projeto começou em 2021 da seguinte forma: na época, houve uma polêmica com um autor brasileiro branco que fez uma crítica à cantora negra Beyoncé. Ela postou uma foto usando o diamante Tiffany e ele fez críticas nas redes sociais. Então, eu levei essa discussão para a sala de aula aos alunos da EJA para mostrar o quanto os negros incomodam”.

Elisangela Nunez, Analista Técnica e Embaixadora da Educação no Sebrae Feira de Santana, acompanhou o professor João durante o evento.

“Quando falamos de educação empreendedora, é transformar desde a base até o ensino superior, com professores e profissionais não valorizados, com sensibilidade para realizar junto aos alunos um projeto tão grande. É de um time fantástico, um orgulho muito grande”, destacou.

Veja abaixo algumas fotos:

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeito afirma que reoneração da folha de pagamento pode aumentar tarifa do transporte público

Prefeito afirma que reoneração da folha de pagamento pode aumentar tarifa do transporte público

Ele expressou suas preocupações e o esforço conjunto dos prefeitos em reverter a decisão....
Feira de Santana
Prefeitura e Arquidiocese iniciam arrecadação de doações para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

Prefeitura e Arquidiocese iniciam arrecadação de doações para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

A partir desta quarta-feira (08), a população está convidada a participar desse gesto...
Feira de Santana
Prazo para pagamento do IPTU com desconto de 20% até esta quinta-feira

Prazo para pagamento do IPTU com desconto de 20% até esta quinta-feira

O contribuinte que optar pelo parcelamento pode dividir o valor em até oito vezes.