Gestação saudável: especialista dá dicas para manter uma boa alimentação
“Todos os alimentos são bons e necessários, mas não podem ser exagerados”, diz especialista Dra. Maria Araújo.
Alimentar-se bem durante o período de gestação é essencial tanto para a saúde da mãe, quanto do bebê. Segundo a especialista em nutrição, Dra. Marcia Araújo, para uma gestação saudável, uma alimentação organizada precisa ser uma preocupação.
Para criar uma alimentação equilibrada, é preciso ter consciência de quais nutrientes estão sendo ingeridos, priorizando alimentos ricos em fibras (para uma boa digestão), cálcio, ferro, ou vitamina c, como alimentos verdes, folhosos, frutas, verduras, grãos e oleaginosos. Pratos coloridos, com variedade de nutrientes, são as melhores opções.
Comer devagar e com tranquilidade também são hábitos importantes para garantir a produção correta de enzimas e sensação de saciedade no corpo, assim não é recomendável pular refeição.
Araújo também desmistifica a crença de “comer por dois”, pois essa afirmação pode levar a um excesso de peso para a gestante, já que as alterações provocadas pela gravidez naturalmente já geram alterações no corpo. O importante é obter um equilíbrio nutricional, sendo recomendado buscar ajuda médica se necessário.
“Todos os alimentos são bons e necessários, mas não podem ser exagerados”, ela diz.
Uma alimentação saudável também é uma ferramenta de prevenção contra doenças e demais problemas de saúde, devendo ser ainda mais criterioso para famílias que já possuem problemas genéticos.