Dor durante a relação sexual é normal?
Especialista alerta sobre os sintomas do vaginismo.
Muitas mulheres acreditam que dores e incômodos durante a relação sexual são normais, mas sintomas como esses podem indicar vaginismo. A dor gênito-pélvica, ou vaginismo, é uma doença que causa dores durante a penetração na relação sexual, onde os músculos do órgão se contraem involuntariamente causando o desconforto.
A ginecologista Márcia Suely explica que as principais causas são psicológicas, como o medo. “Não existe tratar dor gênito-pélvica apenas com o ginecologista. Ele não tem capacidade de tratar o fator principal da maioria dessas doenças, que é o fator emocional. No vaginismo primário, tem mulheres que nunca conseguiram ter relações sexuais e procuram o médico por conta disso. No secundário, você tem relações sexuais normais e de repente, por conta de um problema específico, de um trauma como preventivo mal realizado, casos de abusos.”
O tratamento multidisciplinar com ginecologista, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo é fundamental para a paciente. Márcia alerta os profissionais a estarem mais atentos aos sinais dados pelas pacientes e pede para que as mulheres não ignorem os sintomas. Os tratamentos trazem bons resultados e dependendo das causas, podem demorar um pouco.