Sesab realiza mais de 620 testes rápidos de ISTs no primeiro dia da Micareta
No setor de alta complexidade foram registradas duas ocorrências na quinta-feira (18) e os pacientes foram tratados e já tiveram alta.
Foram mais de 620 testes rápidos para detectar casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em ação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) no primeiro dia da Micareta de Feira de Santana. Destes, 20 deram positivo e quatro pessoas aceitaram iniciar o tratamento.
Segundo a secretária Roberta Santana, o trabalho desenvolvido ao logo da festa é oportuno para além de identificar os casos, conscientizar os foliões sobre a importância do tratamento das doenças. Os testes estão sendo feitos para HIV, sífilis e hepatites B e C. “É um momento que a gente tem também para orientar a população para os riscos da transmissão. Por isso, pedimos as pessoas para passarem no nosso posto. São apenas cinco minutinhos para fazer o teste”, afirmou em entrevista ao De Olho na Cidade.
Já no setor de alta complexidade, segundo a secretária, foram registradas duas ocorrências na quinta-feira (18) e os pacientes foram tratados e já tiveram alta. “Pedimos aos foliões que venham em paz, venham de boa, que a saúde está assegurada na Micareta de Feira”, frisou.
Segundo informações divulgadas pela Sesab, o governo do Estado investiu cerca de R$ 800 mil em ações de assistência, prevenção, vigilância e fiscalização da saúde, divididos em diferentes segmentos. No caso do posto, além dos testes rápidos e atendimentos de alta complexidade, também está sendo feita a distribuição de preservativos femininos e masculinos, totalizando só 95 mil no primeiro dia.
*Orisa Gomes, com informações do repórter Rafael Marques.