Fundação Hospitalar inaugura novos setores de saúde este mês
No dia 18 de julho já serão inaugurados três novos setores : A Casa da Puérpera (com 14 leitos), para o Hospital da Mulher; Lactário, para o Hospital; e a Farmácia Satélite
A Fundação Hospitalar, estará inaugurando novidades na sua estrutura, assim como para o Hospital da Mulher. No dia 18 de julho já serão inaugurados três novos setores : A Casa da Puérpera (com 14 leitos), para o Hospital da Mulher; Lactário, para o Hospital; e a Farmácia Satélite.
Além disso, há o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), um espaço que já passou assistência localizada na Maria Quitéria, mas que será ampliado o serviço para a estrutura da Baraúna.
“Houve atraso no início dessa obra por duas licitações que ocorreram, e as empresas desistiram. E a gente sabe que por ser um convênio federal, tem toda burocracia, e precisa fazer novas planilhas de custo e planejamento de necessidades, além de abrir novos processos licitatórios, o que é demorado”, pontua a Presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas.
Apesar disso, o procedimento já está em execução e, segundo a presidente, a obra já está 90% concluída, com prazo para ser entregue até o início de setembro. Mais de 30 mil exames foram realizados no CMDI da Maria Quitéria, atendimento que pretende continuar na nova unidade.
Foram investidos cerca de 1 milhão de reais na construção, mais de 300 mil reais para a compra de equipamentos hospitalares e de informática. Mais de 2 milhões foram destinados ao Hospital da Mulher, com recursos próprios.
Para o Hospital da Mulher, está em processo de construção um berçário, e uma enfermaria de obstetrícia clínica, com 16 leitos. Ambas com previsão de entrega para agosto.
A primeira etapa será entregue agora no dia 18 de julho, com a Casa da Puérpera, o Lactário e a Farmácia Satélite. As fases seguintes serão entregues entre agosto e setembro. Banheiros, laboratórios, e recepções também serão reformados para promover melhor atendimento.
Ainda segundo a presidente, já estão em andamento alguns planos para 2023: “Já existe projetos que estão na Secretaria de Planejamento do Município, que é a ampliação da emergência do Hospital da Mulher, e também a ampliação do centro cirúrgico do hospital com mais duas salas de cirurgia. Desde outubro de 2021, começamos a realizar as cirurgias eletivas de ginecologia”.
Só no primeiro semestre já foram mais de 142 mulheres que realizaram cirurgias ginecológicas, e é pretendido ampliar esse serviço.