Lançamento da pedra fundamental marca o início das obras do Centro de Excelência em Zootecnia em Feira
Unidade de idealizada pela CNA e pelo Senar será referência nacional em ensinos técnicos e superior
O Sistema CNA/Senar e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Bahia (Faeb) lançam, na segunda (15), a pedra fundamental da construção do Centro de Excelência em Zootecnia no Parque de Exposições João Martins da Silva Ferreira, em Feira de Santana, na Bahia.
O evento terá a participação do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins; do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda; do prefeito de Feira, Colbert Martins, além de autoridades e sociedade civil.
O centro em Feira de Santana pretende promover o desenvolvimento econômico e social da região, com geração de emprego e renda, a partir da formação de novos profissionais, com ênfase na produção de equinos. O local vai abrigar, ainda, um polo da Faculdade CNA, oferecendo também ensino superior.
A região foi escolhida por se destacar na criação de equinos e ter carência de mão de obra qualificada e especializada no setor, além da baixa oferta de programas para formação profissional técnica direcionadas às cadeias produtivas locais.
Os centros de excelência são unidades de ensino do Senar, organizados por cadeia produtiva, que formam uma rede integrada para disseminar o conhecimento em todo o País e contribuir com a competitividade e o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro.
Mercado de trabalho – Os estudantes que concluírem a formação técnica em Zootecnia do Senar poderão atuar no processo de produção, de manejo e bem-estar dos animais, na gestão do empreendimento e nas ações de comercialização em propriedades rurais, empresas de consultoria, agroindústrias, instituições de assistência técnica, extensão rural, pesquisa, etc.
Estrutura – O Centro de Excelência em Zootecnia em Feira de Santana terá oito blocos modulares com salas de aula, laboratórios de informática, laboratórios didáticos, biblioteca, área de convivência, pavilhão multiuso para aulas práticas e um auditório com capacidade para aproximadamente 250 pessoas participarem de eventos voltados à difusão do conhecimento.
Atualmente, o Senar tem três centros de excelência em funcionamento: de Cafeicultura, em Varginha (MG); de Bovinocultura de Corte, em Campo Grande (MS); e de Fruticultura, em Juazeiro (BA). Desde 2015, a instituição oferece formação técnica presencial e a distância com apoio desses espaços. Em nove anos, já são quase 10 mil alunos formados pela Rede e-Tec do Senar.