Centro Municipal de Prevenção ao Câncer completa 20 anos com mais de 500 mil atendimentos
Desde a sua fundação, a unidade tem sido um pilar na luta contra o câncer.
O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz celebra duas décadas de operação, marcadas por mais de 500 mil atendimentos. Desde a sua fundação, a unidade tem sido um pilar na luta contra o câncer.
A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destaca a importância da unidade.
“É uma unidade importantíssima, com mais de 500 mil atendimentos nesses últimos 20 anos de especialidade. Vários serviços que a gente tem aqui, a parte de ginecologista, mastologista, endocrinologista, todos aqueles exames de prevenção alcança que a gente faz, a biópsia de próstata, biópsia de mama, é uma unidade que trabalha anualmente com as campanhas de outubro rosa, novembro azul e com certeza é um equipamento do município de Feira de Santana importantíssimo para toda essa assistência de diagnóstico de prevenção alcança.”
Gilberte também enfatizou o esforço contínuo para aprimorar a estrutura da unidade.
“É uma estrutura em que passou por uma ampla reforma, agora em 2023, no final do ano, a gente reestruturou, adequou toda a unidade, então é a unidade que comporta mais de 150 atendimentos por dia e é uma unidade com certeza a cada ano que passa e é importantíssimo para toda essa assistência no município de Feira de Santana.”
A prevenção é um pilar fundamental do Centro, como destaca o prefeito Colbert Martins Filho.
“Prevenção de câncer, esse é o trabalho dessa unidade. Portanto, o que nós estamos fazendo é exatamente evitar que pessoas possam ter complicações que normalmente é uma complicação por câncer, uma complicação grave que muitas vezes leva à morte.”
Ele enfatiza a importância de detectar precocemente a doença: “Portanto, 20 anos de prevenção de câncer tanto homens quanto mulheres e nós estamos melhorando tecnologicamente as condições de diagnóstico. Aqui é um lugar que pela prevenção se curam pessoas.”
*Com informação do repórter André Silva