Bahia

Governo amplia benefícios para inclusão de pessoas com deficiência

A Bahia terá 16 novos Centros de Reabilitação, abertura imediata de 400 novas vagas e cofinanciamento aos municípios

06/04/2024 18h22
Governo amplia benefícios para inclusão de pessoas com deficiência
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Governo da Bahia está estabelecendo um novo marco na inclusão social das pessoas com deficiência. Somente na área da saúde, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou neste sábado (6), a abertura imediata de 400 novas vagas a partir da ampliação de estruturas pré-existentes na capital baiana, anunciou a construção de 16 novos Centros de Reabilitação e autorizou o cofinanciamento de estruturas de reabilitação municipal, a fim de fortalecer e expandir o acesso das pessoas com deficiência. Ao todo, os investimentos alcançam R$ 123 milhões.

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, “as 400 novas vagas para atendimento às pessoas com deficiência intelectual e transtorno de espectro autista (TEA) serão abertas no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) e no Centro Especializado em Reabilitação das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), ambos em Salvador, totalizando um investimento superior a R$ 5,4 milhões por ano”.

A expansão não se limita à capital. A Bahia está pavimentando o caminho para uma cobertura abrangente em todo o estado com a construção de 16 novos Centros de Reabilitação, sendo 15 com recursos estaduais e um pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Os novos Centros de Reabilitação estão previstos para serem erguidos nos seguintes municípios: Brumado, Feira de Santana, Ibotirama, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha e Vitória da Conquista.

O Governo do Estado busca não apenas preencher lacunas assistenciais com a construção de novos centros, garantindo que cada macrorregião de saúde tenha serviços especializados nas quatro principais temáticas de reabilitação (visual, auditiva, física e intelectual), mas também requalificar a infraestrutura e os equipamentos de 14 Centros Especializados de Reabilitação Municipal, a partir da celebração de convênios com as prefeituras.

“Essa iniciativa não só beneficia os indivíduos diretamente envolvidos, mas também serve como um impulso para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde todos têm a oportunidade de participar plenamente e serem valorizados por suas contribuições únicas. Com este passo, o Governo do Estado reafirma seu papel de liderança na promoção da saúde, reforçando a rede de apoio às pessoas com deficiência e estabelecendo um novo padrão de cuidado e inclusão em toda a Bahia”, afirma a secretária.

Roberta Santana destaca ainda que “o Governo do Estado prevê um aporte estadual de 20% sobre o valor repassado pelo governo federal, com o objetivo de auxiliar os municípios na manutenção de 14 Centros Especializados de Reabilitação e promover a expansão dos atendimentos”.

Atualmente, a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) da Bahia estima que 12 mil pessoas aguardem atendimento multiprofissional para iniciar algum tipo de reabilitação, sendo cerca de 9 mil voltados para a temática intelectual.

Tecnologia de ponta

O Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), que atualmente possui 58.531 pacientes acompanhados na instituição, dará um salto de qualidade assistencial a partir do desenvolvimento de soluções terapêuticas tecnológicas, por meio da parceria firmada entre o Governo do Estado e o Senai Cimatec.

O engenheiro mecatrônico e médico Daniel Almeida Filho, que coordena o Programa de Reabilitação Personalizada com Tecnologia Avançada 5.0 (ReaPTA 5.0) do Senai Cimatec, explica que a proposta é reduzir a defasagem tecnológica no que tange a reabilitação física. “Vamos dotar o Cepred com o que há de mais avançado em termos de diagnóstico e reabilitação, incluindo a utilização de robótica e neurofisiologia. Além disso, o programa explora áreas emergentes como telerreabilitação, realidade virtual e neuroergonomia cognitiva, entre outras”.

Para a diretora do Cepred, Normélia Quinto, carinhosamente chamada de Pingo, “esse é um programa que traz benefícios tangíveis para os pacientes do SUS e posiciona a Bahia como um referencial em inovação e cuidado com a saúde. É preciso compreender que a saúde da Pessoa com Deficiência exige cada vez mais investimentos em inovação, ciência e tecnologia, de forma a promover decisões mais precisas, eficazes e acertadas”, ressalta.

A parceria promete avanços significativos para pacientes que necessitam de reabilitação e próteses. Através de um projeto de telerreabilitação, os pacientes poderão se beneficiar de sessões de reabilitação remota utilizando tecnologia de realidade estendida. Em relação às Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), está planejada uma análise detalhada para melhorar a estrutura, a usabilidade e a funcionalidade de órteses e próteses personalizadas, visando a diminuição de complicações e a promoção de maior mobilidade e qualidade de vida para os usuários. Além disso, será introduzido o inovador projeto neurobypass, que permitirá aos pacientes controlar neurologicamente membros protéticos em tempo real, proporcionando uma experiência imersiva que contribui para a plasticidade neural e a recuperação motora.

Feira de Saúde

Como parte das ações de inclusão social das pessoas com deficiência, o Governo do Estado promoveu hoje uma Feira de Saúde no Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto. Com atendimentos 100% agendados, foram ofertadas 240 vagas para serviços oftalmológicos, 240 vagas para emissão de RG e 170 vagas para serviços odontológicos. Na ocasião, também foi possível realizar o cadastramento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), serviço promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDH).

Comentários

Leia também

Bahia
Ipecaetá: Ruas do distrito do Cavunge recebem pavimentação asfáltica

Ipecaetá: Ruas do distrito do Cavunge recebem pavimentação asfáltica

A pavimentação das ruas do distrito de Cavunge e outras localidades busca melhorar a...
Bahia
Com estoque crítico, Hemoba convoca doadores de sangue

Com estoque crítico, Hemoba convoca doadores de sangue

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima...
Bahia
Secretaria de Saúde disponibiliza canal de atendimento ao cidadão no WhatsApp

Secretaria de Saúde disponibiliza canal de atendimento ao cidadão no WhatsApp

Objetivo é simplificar o acesso a informações e fornecer orientações confiáveis sobre...