Convenção coletiva do segmento pet é assinada em Feira de Santana
Assinatura garante benefícios para trabalhadores
A convenção coletiva do segmento pet em Feira de Santana foi oficialmente assinada, trazendo uma série de benefícios e regulamentações para os trabalhadores do setor. Com vigência para o período de 2024/2025, a negociação entre o Sindicato dos Empregados em Empresas de Pet Shop, Canis, Gatís, Clínicas Veterinárias, Banho e Tosa, Escolas de Adestramento e Hotéis para Animais Domésticos do Estado da Bahia (SINTRAPET-BA) e o Sindicato do Comércio de Feira de Santana (SICOMFS) foi acompanhada com exclusividade pelo De Olho na Cidade.
O presidente do SICOMFS, Marco Silva, destacou a importância da negociação, ressaltando que foi um processo longo e produtivo.
“Essa foi bastante longa. A gente já vem conversando desde o ano passado, desde meados de novembro do ano passado, e como era a primeira negociação, tínhamos muito o que discutir”, afirmou.
A convenção coletiva traz uma série de vantagens para os trabalhadores do setor pet, incluindo a regulamentação de categorias que antes não estavam definidas em Feira de Santana.
“Hoje, o trabalhador do PET, ele saiu daquele limbo de não saber qual o sindicato que ia se relacionar, que na verdade era o de Salvador, porque eles são do estado da Bahia, então na verdade não era só de Salvador, é de todo o estado da Bahia, mas ficava aquela dúvida. Então isso traz, primeiro, segurança jurídica”, explicou Marco.
Além disso, a convenção coletiva estabeleceu benefícios específicos para os trabalhadores do setor, como o dia do trabalhador Pet e a regulamentação de questões relacionadas a horário de trabalho, treinamentos, quebra de caixa, banco de horas, percentual de hora extra, trabalho aos domingos e feriados.
Bruno Gazar, presidente do SINTRAPET-BA, destacou a importância desses benefícios para os funcionários dos pet shops e clínicas veterinárias.
“Hoje a gente fecha com tamo fechando a convenção coletiva com SICOMFS, o sindicato que representa o patronal de Feira de Santana a importância de nós estarmos fechando essa convenção coletiva é que vai abranger o mercado pet, a gente está trazendo mais benefícios para os funcionários de pet shop e assim é a nossa primeira convenção coletiva e acredito que vamos dar segmento nos próximos anos.”
*Com informações do repórter Danillo Freitas