Professor de Feira de Santana fica entre os 10 melhores do país em Olimpíadas
O professor José Fábio de Araújo Lima está entres os dez premiados com uma medalha de ouro e com uma viagem para Xangai
Quatro educadores da rede estadual da Bahia foram medalhistas e reconhecidos por sua excelência no ensino, na primeira edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). O professor José Fábio de Araújo Lima, do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, em Feira de Santana, está entres os dez premiados com uma medalha de ouro e foi premiado com uma viagem para Xangai, onde fará um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias, no Centro de Educação para Professores da UNESCO (TEC UNESCO), da Universidade Normal da China.
Os professores Calebe Miranda da Silva, do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo; Emerson Gordiano de Almeida, do Colégio Polivalente de Conceição do Coité; e Jadson Souza, do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Cavier, também foram premiados com medalhas de bronze. A premiação on-line, ocorrida na última quarta-feira (27), prestigiou os 67 medalhistas da competição, que contou com a participação de cerca de 600 docentes de todo o país.
O professor Fábio conta que se inscreveu a partir da motivação que recebeu dos colegas.
“Um dia, uma professora aqui da instituição me apresentou essa olimpíada, através de um post que ela viu e falou para eu me inscrever. Quando verifiquei quais eram os critérios que eles buscavam em um professor, achei que era bem parecido com o que eu já estava acostumado a fazer na sala de aula durante os 17 anos que sou professor de Matemática, principalmente no que diz respeito ao trabalho com olimpíadas”, compartilhou.
O professor explicou que não imaginava ganhar o ouro, mas se dedicou muito entre as etapas.
“Inicialmente, participar foi uma sensação diferente para mim, mas gostei muito. A primeira fase foi muito desafiadora e tensa, mas obtive um bom resultado. Na fase seguinte, destaquei minhas práticas diferenciadas em sala de aula, como as aulas na nossa escola e os vídeos no meu canal do YouTube. Eu, realmente, não esperava ficar entre os dez melhores, mas, ontem, ao ver o resultado, fiquei muito feliz”, comemorou.
Agora, o professor está se preparando para a segunda parte da premiação. Os dez premiados vão embarcar para Xangai no mês de outubro e Fábio já está ansioso para viver essa experiência.
“A expectativa para a viagem está muito grande e a ansiedade já começou a bater. Eu acho que vai ser um momento de muito aprendizado, que vai me marcar bastante e eu pretendo trazer de volta toda essa experiência para dividir com meus alunos e colegas de trabalho”, disse.
A OPMBr foi criada como resposta aos desafios identificados por engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que buscavam enfrentar as lacunas no ensino e na prática da Matemática no Brasil. A olimpíada teve como objetivo identificar talentos e promover boas práticas no ensino da disciplina no Brasil. Todos os professores inscritos passaram por um processo seletivo composto por três etapas classificatórias, envolvendo questionários e entrevista com o conselho da OPMbr.