Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde promove audiência pública para cobrar melhores condições de trabalho
O presidente do Sindacs, Everaldo Pereira Vitório, destacou a importância do evento para esclarecer assuntos essenciais para a categoria.
O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana realizou uma audiência pública na manhã desta sexta-feira (15) com o tema ‘Desafios da Atenção Primária na Valorização da Categoria’. O evento teve como objetivo discutir questões relacionadas aos direitos e deveres dos agentes comunitários de saúde, além de abordar a precariedade das condições de trabalho enfrentadas pela categoria.
O presidente do Sindacs, Everaldo Pereira Vitório, destacou a importância do evento para esclarecer assuntos essenciais para a categoria. Ele ressaltou que há uma falta de esclarecimento sobre os direitos e deveres dos agentes comunitários de saúde, bem como a ausência de fornecimento adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e gratificações não repassadas, como o incentivo anual no combate à dengue.
“Estamos aqui hoje tentando trazer várias autoridades representativas da categoria, tanto da SESAB quanto de órgãos públicos estaduais, municipais e federais, para esclarecer questões importantes, como nossos direitos e deveres que não estão sendo devidamente esclarecidos. Enfrentamos há oito anos problemas como a falta de fardamento e EPIs em quantidade insuficiente para a quantidade de agentes comunitários de saúde”, declarou.
Atualmente, Feira de Santana conta com cerca de 800 agentes comunitários de saúde, porém, segundo Vitório, seria necessário um contingente de 1.600 agentes para alcançar uma cobertura de 100% no município. Ele também criticou a oferta insuficiente de vagas nos concursos públicos para a contratação de novos agentes, que representa menos de 20% do necessário.
Durante o evento, o Deputado Federal Zé Neto esteve presente e enfatizou a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde e endemias na atenção primária.
“Evento importante que contou com a presença da presidente nacional da Conacs, Confederação Nacional que representa os agentes comunitários e endemias de todo o Brasil. Seu Roque, uma referência histórica para todos nós, trouxe uma organização extremamente eficiente que reuniu diversos municípios, principalmente Feira de Santana. Isso é fundamental, pois na atenção básica, quando os agentes comunitários de saúde e endemias são valorizados, podemos não só monitorar, mas também criar as condições para cuidar melhor das pessoas, proporcionando acesso à medicação, alimentação e acompanhamento adequado, antes mesmo que elas necessitem recorrer ao hospital.”
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que representantes da pasta estiveram presentes na reunião a fim de acolher as demandas reivindicadas pelas classes.
Leia a nota na íntegra:
É válido destacar que 40 agentes de endemias foram convocados via REDA, fortalecendo as ações de prevenção e controle das arboviroses em Feira de Santana. Além disso, será realizado um novo concurso, oferecendo novas vagas para a mesma função.
Os agentes de endemias também receberam fardamento completo, com camisa, calça, sapato, guarda-chuva, crachá, chapéu, capa de chuva e roupas especiais para aqueles que atuam no bloqueio. Inclusive, já temos a empresa vencedora do pregão eletrônico para compra do protetor solar e repelentes para as duas classes.
Referente aos agentes comunitários de saúde, foi entregue os tensiômetros, os crachás, guarda-chuva, bolsas e as camisas de proteção UV. Os demais acessórios, a exemplo do colete e o chapéu, estão em processo de licitação.
*Informações por Robson Nascimento