Feira de Santana apresenta redução no índice de homicídios em fevereiro de 2024
Resultado de integração e atuação policial
O mês de fevereiro de 2024 trouxe boas notícias para Feira de Santana, com uma significativa redução nos índices de homicídios. O delegado responsável pela Delegacia de Homicídios, Gustavo Coutinho, destacou os esforços conjuntos que levaram a essa conquista.
Assumindo o comando da DH em outubro de 2023, o delegado ressaltou os últimos cinco meses de trabalho à frente da unidade, que resultaram em uma contínua diminuição nos números de crimes violentos letais intencionais (CVLIs).
“Assumi a delegacia de homicídios em outubro de 2023 e já estou à frente da DH há cinco meses. Graças a Deus, durante esse período, observamos uma redução nos números. Embora modesta, qualquer diminuição é motivo de celebração, pois significa que os índices não estão aumentando. No primeiro mês da minha gestão, em outubro, registramos 32 homicídios, seis a menos do que os 38 do ano anterior. Em novembro, foram 33 contra 37; e em dezembro, 29 contra 26. Essa tendência de queda tem se mantido. Em janeiro, foram três homicídios a menos, e em fevereiro, a maior redução, com apenas 22 casos, comparados aos 29 do ano anterior. Embora o ideal fosse não termos nenhum homicídio em Feira de Santana, é gratificante ver essa redução. São cinco meses consecutivos de diminuição, e acredito que essa tendência continuará nos meses seguintes. Isso se deve à atuação integrada das forças policiais, tanto militar quanto civil, e à colaboração entre os comandantes e nosso coordenador, Dr. Ivys Corrêa. Essa união com o Poder Judiciário e o Ministério Público tem trazido resultados positivos, contribuindo para a redução dos crimes.” Declarou o delegado.
A cooperação entre as instituições não só permitiu a identificação e prisão de indivíduos ligados aos crimes, como também desempenhou um papel crucial na interrupção das atividades criminosas.
“Cerca de 80% a 90% dos homicídios estão relacionados direta ou indiretamente ao tráfico de drogas. Portanto, concentramos nossos esforços na desarticulação dessas organizações criminosas”, explicou o delegado.
Além disso, o aumento no número de delegados adjuntos contribuiu significativamente para o sucesso das operações policiais. “Com a adição de mais um delegado adjunto, conseguimos intensificar nossas ações e obter resultados mais eficazes”, acrescentou o delegado.
A comunidade de Feira de Santana pode esperar um futuro mais seguro, conforme o delegado expressou confiança na continuidade da tendência de queda nos homicídios nos próximos meses.
*Com informação do repórter Sotero Filho