Educação

SEC realiza avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática por meio do uso de plataforma digital

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

01/03/2024 09h09
SEC realiza avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática por meio do uso de plataforma digital
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação da Bahia (SEC) já iniciou a avaliação diagnóstica nas escolas da rede estadual de ensino, neste ano letivo, com o uso de plataforma digital Plurall, que possibilita o acompanhamento individual e contínuo de cada aluno do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. A ferramenta pode ser acessada através de dispositivos disponíveis nas escolas, como tablets, chromebooks, notebooks, computadores e até pelos celulares dos estudantes.

O objetivo das avaliações é a identificação rápida de alguma lacuna de aprendizagem, permitindo, assim, o replanejamento pedagógico, tanto para a escola quanto para a SEC, como ressaltou Rainer Guimarães, superintendente de Gestão da Informação Educacional da SEC. “Os últimos anos foram marcados pela busca da superação dos impactos da pandemia do Covid-19 sobre a aprendizagem dos estudantes. Tivemos muitos avanços neste sentido, a exemplo da avaliação, da formação continuada e dos programas de permanência. Este ano letivo é de consolidação dessas iniciativas, mas também de inovação, com a escola cada vez mais próxima e garantindo sempre o sucesso escolar das crianças, dos adolescentes e jovens da rede estadual”, afirmou.

Além de provas, a Plurall dispõe de vários conteúdos digitais educacionais, a exemplo de materiais didáticos; atividades; e simulados, que podem ser acessados por estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores a qualquer hora e lugar e está disponível no Portal da Educação ou neste link.

No Colégio Estadual Eurides Santana, no município de Poções, a avaliação envolveu 150 alunos do 3º ano do Ensino Médio e iniciou, nessa quarta-feira (28), com a disciplina de Língua Portuguesa. Nesta quinta-feira (29), foram trabalhados os conteúdos de Matemática. A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Elisângela Limeira, considera que, além de ser atrativa e apresentar o resultado quase de imediato, a plataforma colabora para a melhoria da conexão entre estudantes e professores, facilitando o aprendizado. “As atividades que são disponibilizadas ajudam a incrementar as disciplinas, trazendo novas abordagens dos conteúdos, além de nos dar um panorama das turmas e o perfil de cada aluno. Isso nos permite verificar em quais pontos precisamos avançar para alcançar os melhores resultados”, avaliou.

A professora de Língua Portuguesa, Juliana Moreira Gomes, avaliou a plataforma como um auxílio importante para a revisão dos conteúdos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que traz os assuntos bem contextualizados e também possibilita trabalhar nas dificuldades de cada aluno. “À medida que eles utilizam a ferramenta, vamos acompanhando e reforçando as questões que precisam de atenção para um aprendizado mais efetivo”, declarou. A estudante do 3º ano, Roberta Santos Pacheco, 16 anos, reiterou a análise da professora Roberta e acrescentou outras vantagens da plataforma. “É de fácil acesso, rápida e prática. Achei os conteúdos bem divididos e as questões são bem elaboradas. Vai nos auxiliar muito neste ano em que estamos nos preparando para o Enem”, acrescentou Roberta.

Fonte: Ascom/SEC

Comentários

Leia também

Educação
Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Iniciativa promove criação do mascote oficial da Seduc com direito a premiação
Educação
Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Kaleb foi selecionado para participar de campeonato de boxe
Educação
Professores podem ganhar documento oficial de identificação

Professores podem ganhar documento oficial de identificação

Documento busca facilitar acesso a prerrogativas e combater fraudes