Educação

Escolas estaduais têm até dia 5 de março para solicitar reserva técnica de livros didáticos

A reserva se destina a ajustar a quantidade real de estudantes e as quantidades de livros disponíveis em cada escola, quando o remanejamento de livros não é o suficiente.

28/02/2024 06h29
Escolas estaduais têm até dia 5 de março para solicitar reserva técnica de livros didáticos
Foto: André Silva

As escolas da rede estadual de ensino têm até o dia 5 de março para solicitar reserva técnica de livros didáticos, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo. A novidade é que o acesso será realizado pela plataforma Gov.br, com o mesmo procedimento utilizado nos canais digitais do Governo Federal. A reserva se destina a ajustar a quantidade real de estudantes e as quantidades de livros disponíveis em cada escola, quando o remanejamento de livros não é o suficiente.

O passo a passo para a realização da reserva técnica no sistema do PDDE Interativo pode ser conferido no manual. Estão disponíveis na reserva técnica obras didáticas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental; obras didáticas para o Ensino Médio; e obras didáticas e pedagógicas para a Educação Infantil.

Antes de solicitar a reserva técnica, as escolas devem verificar os livros que ainda irão receber. Todos os títulos destinados a cada escola constam no Sistema de Distribuição de Livros, no link. Vale ressaltar que o prazo para a demanda de livros remanescentes da reserva técnica pelas escolas e secretarias de Educação será até a primeira quinzena de março.

A coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, ressaltou a importância do processo de devolução e conservação dos livros didáticos. “É fundamental que as escolas conscientizem os estudantes sobre o uso e a conservação dos livros didáticos. Uma boa alternativa é forrar os livros com plástico. Além disso, ao final do ano letivo, as escolas devem fazer campanhas de devolução dos livros, pois os mesmos são utilizados durante o período de quatro anos”.

Entrega de livros didáticos

Às escolas da rede estadual de ensino continuam realizando a entrega dos livros didáticos, cujo processo foi iniciado no início do ano letivo. Nesta terça-feira (27), data em que é comemorado o Dia do Livro Didático, os estudantes do Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador, já receberam todos os livros didáticos, juntamente com a farda do colégio. Na quarta-feira (28), será a vez dos estudantes do Colégio Estadual Professor Nogueira Passos, também em Salvador, receberem o kit de material didático.

Com os seus livros em mãos, o estudante Ítalo Fabiano Viana, 11, 6º ano, do Colégio Estadual Raphael Serravalle, comemorou a entrega. “É muito legal poder estudar com os livros novinhos assim. Dá mais vontade de fazer as atividades que as professoras passam”, disse, entusiasmado.

Comentários

Leia também

Educação
Unex profissões: Curso de Fisioterapia se destaca pela inovação e práticas desde o primeiro semestre

Unex profissões: Curso de Fisioterapia se destaca pela inovação e práticas desde o primeiro semestre

As áreas de atuação da fisioterapia são amplas, como reabilitação, estética, postura,...
Educação
Eduefs lançou quase 50 livros em 2024

Eduefs lançou quase 50 livros em 2024

Este ano foram lançados 26 livros em formato físico e 19 digitais.
Educação
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior

Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior

Estão sendo disponibilizadas 70 vagas, distribuídas nos campi de Itapetinga, Jequié...