Secretaria de Políticas públicas paras às mulheres anuncia ações que serão aplicadas na Micareta de Feira
De acordo com a secretária, o foco está em fortalecer as atividades locais em alinhamento com as diversas políticas estaduais
A secretária de Políticas públicas paras as Mulheres, Elisangela Araújo, durante presença na aula inaugural da rede estadual de ensino nesta segunda-feira (19) em Feira de Santana, divulgou algumas ações que serão aplicadas na Micareta de Feira de Santana, evento que acontece entre os dias 18 e 21 de abril, além do Arrastão na segunda-feira, dia 22.
De acordo com a secretária, o foco está em fortalecer as atividades locais em alinhamento com as diversas políticas estaduais, cobrindo áreas como saúde, segurança pública, direitos humanos, Sepromi e questões raciais.
“Estamos trabalhando continuamente, refletindo sobre todas as ações realizadas, avaliando o que foi mais positivo e bem recebido pelas pessoas. Com base nessas reflexões, já estamos discutindo como organizar a micareta de Feira de Santana, bem como o São João e outras festas populares ao longo do ano. Nosso objetivo é fortalecer as atividades aqui em Feira de Santana, alinhadas com as diversas iniciativas do Governo do Estado, abrangendo áreas como saúde, segurança pública, direitos humanos, Sepromi e questões raciais. Estamos preparando tendas de atendimento e disponibilizando o máximo de ações possíveis para garantir uma micareta de alegria, segurança e respeito, especialmente para as mulheres.” Afirma.
Com dois casos de estupro sendo investigados após o carnaval de Salvador, Elisangela convoca a sociedade se unir nessa luta, promovendo educação, respeito e empatia.
“Uma das ações mais importantes, que eu reforço diariamente em todos os espaços, especialmente nos meios de comunicação, é o apelo à população para nos ajudar. Precisamos nos educar e nos respeitar, q violência machista é inaceitável e não pode mais ser tolerada, imaginem uma situação frágil em que uma vítima é agredida sem consentimento, isso é inadmissível no século 21. Nossa busca por punição é intensa, queremos que as investigações sejam bem-sucedidas para que os agressores e criminosos sejam devidamente responsabilizados, porque estamos lidando com um crime grave, um estupro coletivo, e é imperativo que haja justiça.” Orienta.
Ainda de acordo com a secretária, uma das prioridades é garantir a segurança e o bem-estar de todos os foliões, com solicitações de iluminação em todos os locais e capacitação para a rede de segurança, em colaboração com o estado.
“A coordenação da micareta é diretamente com a prefeitura, organizando desde as ruas até a articulação dos blocos e a saída. Solicitamos iluminação em todos os locais e capacitação para toda a rede de segurança, em parceria com o estado e um olhar atento para a condição dos banheiros químicos, para evitar situações de vulnerabilidade para as mulheres. Queremos dialogar com toda a rede de serviços, incluindo motoristas de aplicativo, para que contribuam na prevenção de incidentes e estamos à disposição para sensibilização e capacitação sobre como agir diante de situações de perigo, incluindo os procedimentos de denúncia e apoio para estarmos engajados em proporcionar uma micareta pacífica, alegre e respeitosa, especialmente para as mulheres.” Explica.
*Com informações do repórter Robson Nascimento