Golpes no consórcio: especialista explica como identificar e como evitar
Especialista faz alerta sobre promessas impossíveis e consórcios muito vantajosos
Muitos brasileiros recorrem aos consórcios para adquirir bens, como veículos, imóveis ou serviços, justamente pelo fato de não sofrer a incidência de juros, mas assim como qualquer outra modalidade financeira, é preciso ficar atento para fugir dos golpes aplicados.
Gabriel Cápua, empresário da Cápua Consórcios, explicou, em entrevista ao De Olho na Cidade da Rádio Sociedade News, destacou a necessidade de ter mais segurança e buscar informações mais confiáveis para evitar cair nesses golpes.
“Hoje, a tecnologia alcançou um nível tão grande que impacta tanto para o bem quanto para o mal. Cada vez mais, empresas se especializam em aproveitar essas tecnologias para aplicar golpes. É comum a criação de CNPJs que depois somem e quando o cliente procura não estão mais lá, por isso com o tempo, verificamos a necessidade de ter mais segurança e buscar informações mais confiáveis para evitar cair nesses golpes”, disse.
O empresário também chamou atenção para um golpe que chama atenção nos dias atuais que é relacionado à carta contemplada.
“Hoje, no consórcio, o grande golpe que ocorre é relacionado à carta contemplada. Muitas empresas alegam possuir cartas já contempladas, que seriam consórcios já contemplados e após fecharem o negócio, os clientes descobrem que caíram em um consórcio que tem que ofertar lance, esperar pela assembleia e contemplação então o primeiro passo é ter acesso ao extrato da cota. que vai dizer tudo que foi pago incluindo as parcelas e os lances pagos e tudo isso serve como credibilidade garantindo que o cliente está fazendo um negócio que existe. Muitas empresas também aplicam golpes através de plataformas, um exemplo disso é quando anunciam casas ou veículos, fazem toda a negociação, e mesmo com o cliente verificando o item de perto, ao efetuar o pagamento via PIX, percebem que o produto ou serviço não existe, caindo assim em um golpe, então apesar de tentarem burocratizar o cadastro e colocar métodos de verificação, como número de telefone e biometria facial, ainda são frequentemente utilizadas para golpes”, explica.
De acordo com Gabriel, apesar da aparente segurança das redes sociais, o velho “boca a boca” ainda se mostra mais confiável no momento de fechar um negócio confiável
“Hoje em dia, sempre indicamos aos clientes a importância das referências, como o velho boca a boca, que sempre faz sucesso, porque as redes sociais, embora tragam uma segurança considerável para os clientes, também podem ser enganosas. Muitas vezes, o cliente se empolga com uma página que exibe diversos números e facilidades, para descobrir depois que não tem nada disso. Então, é essencial que o cliente tenha um pouco de paciência, pesquise mais, temos a ABAC, a Associação Brasileira de Administradores de Consórcio, que coloca as regras do consórcio, institui as empresas e fiscaliza”, afirma.
Os consórcios, uma vez associados principalmente a carros e motos, agora encontram um novo terreno fértil para golpistas: imóveis. O desejo por condições de financiamento específicas muitas vezes leva as pessoas a buscarem alternativas além do consórcio convencional.
“Hoje, os consórcios de carros e motos continuam sendo os mais fortes entre os golpes, porém, o que vem ganhando mais espaço e infelizmente levando mais pessoas a caírem em golpes é o consórcio de imóveis. Isso ocorre com mais frequência porque as pessoas às vezes querem uma condição de financiamento que não conseguem encontrar no consórcio. Por exemplo, algumas pessoas desejam uma entrada baixa para um imóvel, o que pode não ser viável em um consórcio convencional e os golpistas se aproveitam oferecendo cartas já contempladas, fazendo com que as pessoas acreditem que conseguirão o que desejam, mas acabam caindo em golpes. Além disso, o ramo de caminhões também é propenso a golpes devido aos altos valores envolvidos, que podem chegar a milhões. Na minha opinião, nos próximos anos, tanto os consórcios de imóveis quanto os de caminhões devem crescer ainda mais”, alerta.
Com cinco anos de dedicação ao mercado de consórcios, a Cápua Consórcios celebra uma jornada marcada por conquistas e reconhecimento. Atuando ao lado das principais administradoras do país, tem se destacado não apenas pela qualidade do serviço, mas também pelas premiações recebidas.
“Nosso trabalho hoje consiste principalmente em conscientizar e reeducar sobre os consórcios, que é uma modalidade de investimento que tem crescido nos últimos anos, se tornando uma opção muito atrativa, mas que exige cautela. Este mês, no dia 19, completamos 5 anos de atuação no mercado, trabalhando com as principais administradoras do país, incluindo a Yamaha e o Itaú, e ao longo desses anos recebemos várias premiações, especialmente da Yamaha”, conta o empresário.
A Cápua Consórcios está no Instagram como @capuaconsorcios e a loja física fica localizada na rua Brigadeira Eduardo Gomes, 1398, Ponto Central, ao lado da Faculdade Anísio Teixeira.