Hanseníase pode causar comprometimento de funções motoras na falta de um tratamento especializado
A dermatologista afirma que o tratamento para a doença deve ser feito de forma precoce.
A hanseníase é uma doença crônica antiga causada por uma bactéria que atinge a sensibilidade tátil e força muscular, podendo causar incapacidades permanentes. Ela pode ser contraída através da respiração, partículas de saliva, espirro e tosse. Mesmo podendo ser contraída por qualquer pessoa, alguns pacientes ignoram os sintomas e não buscam uma unidade de saúde.
A dermatologista Luciana Passos afirma que o tratamento para a doença deve ser feito de forma precoce, já que a falta de cuidados pode levar ao comprometimento das funções motoras de mãos e pés ao longo do tempo. “Pode levar ao comprometimento da face do paciente porque essa bactéria afeta os nervos e causa uma deformidade facial na área dos olhos, nariz e orelhas.”
A dermatologista lembra que a hanseníase tem cura e que com pouco tempo de tratamento já se torna um paciente que não transmite mais a doença. Ela reforça que cerca de 95% das pessoas que têm contato com a bactéria não desenvolverão a doença. Aqueles pacientes identificados positivamente devem ser encaminhados ao serviço de saúde para que os órgãos governamentais possam fazer um acompanhamento.