Inaugurado novo Centro Municipal de Educação Infantil no bairro Asa Branca
Durante a inauguração, o prefeito lançou o programa Educação Integral em Tempo Integral
Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (30), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Therezinha Pereira Pitombo, no bairro Asa Branca, que visa atender cerca de 500 crianças, entre 2 e 5 anos, em tempo integral.
Durante a inauguração, o prefeito lançou o programa Educação Integral em Tempo Integral, no qual, este ano, 7 unidades escolares funcionarão exclusivamente nesta modalidade. As atividades nas unidades de tempo integral começam às 7h30 e são encerradas às 16h45, contabilizando 9h15 diárias de permanência do estudante na instituição.
“É uma atividade integrada, não é um curso de manhã para de tarde fazer o contraturno. Nós temos aqui todos eles participando muito com a qualidade. A integralidade se dá no currículo, nós temos várias escolas que têm um contraturno, mas a importante aqui é que essa escola integra de manhã até de tarde com uma atividade única. E é preciso que as famílias participem disso, aqui não é somente o lugar que você deixa a criança de manhã e vai pegar de tarde, é preciso que a família se integre no processo”, afirma o prefeito Colbert em entrevista ao De Olho na Cidade.
O novo espaço tem dez salas de aula com banheiros internos – para mais conforto às crianças e praticidade aos professores -, biblioteca, fraldário, lactário, rouparia, lavanderia, pátio coberto, vestiários masculinos e femininos, banheiros convencionais e PCD entre outros cômodos administrativos. Para a segurança, a unidade possui câmeras de videomonitoramento, além de gradis em todas as janelas.
Segundo a secretária de educação, Anaci Paim, foram R$ 4 milhões investido no espaço: “Foi um investimento para a construção, a organização da estrutura física, um prédio que começou do chão, uma área que foi construída do início para atender essa comunidade que já responde de maneira bem positiva, todas as vagas já foram ocupadas em apenas um dia”, pontua.
O nome da instituição homenageia a professora Therezinha Pereira Pitombo, que dedicou sua vida ao fomento da educação dentro do município feirense.
“Foi uma professora que viveu a vida toda dedicada à educação, à sala de aula, aos seus alunos. Ela começou muito nova, usava um cavalo como meio de transporte para a zona rural, onde ela ia ministrar aulas ás comunidades carentes e encerrou a sua trajetória na Universidade de Feira, deixando um grande legado para todos os professores depois dela. Então, ela fica eternizada nesse equipamento brilhante”, conta o advogado Raphael Pitombo, sobrinho da homenageada.
*com informações do repórter Rafael Marques