Brasileira vence importante concurso internacional de canto lírico, em Barcelona
A mezzo-soprano Marcela Rahal competiu com 524 cantores, de 56 países, e faturou o prêmio de 25 mil euros em dinheiro
A mezzo-soprano brasileira Marcela Rahal venceu a 61ª edição do Concurso Internacional de Canto Tenor de Viñas, realizada no Gran Teatre del Liceu, em Barcelona, nesta sexta-feira (19). Marcela conquistou, com o tenor neozelandês Filipe Manu, o primeiro prêmio da competição, que distribui 116 mil euros em dinheiro, 15 contratos e 16 bolsas de estudo.
O Primeiro Grande Prêmio Tenor Viñas, de 25 mil euros, conquistado por Marcela e Manu, é oferecido pela Fundação Puig e pela Fundação Gran Teatre del Liceu, e inclui, além de uma uma medalha comemorativa, um contrato para cantar nas próximas temporadas. A brasileira também recebeu um prêmio extraordinário, pela estreia na Ópera de Astana.
O concurso é um dos mais tradicionais do meio operístico e teve a participação de 524 cantores, de 56 países, nesta edição. Destes, foram selecionados 17 concorrentes de 13 nacionalidades para a final. O júri da competição teve nomes de peso, como a soprano neozelandesa Kiri Te Kanawa, o baixo-barítono belga José van Dam, o diretor de casting do La Scala de Milão, Alessandro Galopi, e o administrador artístico do Metropolitan Opera de Nova York, Brian Speck.
Antes de seguir em carreira internacional, Marcela Rahal integrou duas formações de ópera em São Paulo: a Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) Opera Studio (2013-2015) e a Academia de Opera do Theatro São Pedro (2015-2017).
*Metro 1