Educação

Rede Estadual de Ensino inicia Matrícula 2024 de forma on-line nesta segunda (15)

O período da matrícula será a partir de hoje até o dia 23

15/01/2024 11h23
Rede Estadual de Ensino inicia Matrícula 2024 de forma on-line nesta segunda (15)
Foto: GOVBA

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou a Matrícula 2024 nesta segunda-feira, 15. O processo é simples e acontece de forma on-line, por meio de qualquer aparelho, a exemplo de tablets e celulares. Basta acessar o Portal do Governo e fazer seu cadastro, clicando no botão cadastre-se, no canto superior direito.

Para iniciar o processo, o primeiro passo é informar o CPF e a data de nascimento do estudante. Após essa etapa, será necessário incluir o endereço residencial, contato do celular, e-mail e gênero. Após ter concluído o cadastro, o usuário vai receber uma mensagem no e-mail que informou para validar sua inscrição no site. No período da matrícula, entre os dias 15 e 23 de janeiro, estudantes, pais ou responsáveis devem voltar ao site www.ba.gov.br, onde foi criado um link específico para a efetivação e conclusão do processo. Acesse o Guia Rápido para Matrícula.

De acordo com o calendário, esta segunda-feira, dia 15 de janeiro, a matrícula é exclusiva para as Pessoas com Deficiência (PcD). O dia 16 de janeiro será dedicado para a transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2023 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, por desejo próprio ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte.

Nos dias 17 e 18 de janeiro, a matrícula será direcionada aos concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para os estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal no ano letivo de 2023 e cujas escolas não oferecem o ano ou série subsequente. Para novos alunos do Ensino Fundamental, incluindo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a matrícula vai acontecer em 19 de janeiro e para os alunos novos do Ensino Médio e suas modalidades, incluindo, também, EJA e Educação Profissional e Tecnológica, entre 22 e 23 de janeiro.

Documentação

Em até cinco dias úteis, após a realização da matrícula, a documentação deverá ser entregue na unidade escolar na qual o estudante foi matriculado. Os documentos necessários são: original do histórico escolar; original e cópia do RG ou certidão de registro civil; assim como do CPF e comprovante de residência. Serão necessárias, também, cópias do RG e CPF da mãe do estudante e/ou do responsável legal. É importante observar que a confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida.

Confira o calendário:

15 de janeiro – Exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD).

16 de janeiro – Transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2023 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, por desejo próprio ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte.

17 e 18 de janeiro – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. Os estudantes que concluíram o 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio.

19 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Fundamental e EJA Fundamental

22 e 23 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Médio, EJA e Educação Profissional e Tecnológica.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Educação
Mais quatro professores são empossados na Educação Municipal

Mais quatro professores são empossados na Educação Municipal

Foram empossados três profissionais de Educação Física e um de História
Educação
Uefs é a única universidade pública da Bahia contemplada por edital da Finep

Uefs é a única universidade pública da Bahia contemplada por edital da Finep

Para a Instituição foi aprovado o valor de R$ 14.781.200,67, que será utilizado para...
Educação
MEC planeja criar Mais Médicos dos professores e bolsa do Pé-de-Meia para estudantes de licenciatura

MEC planeja criar Mais Médicos dos professores e bolsa do Pé-de-Meia para estudantes de licenciatura

Entre as ações, estão uma versão do Mais Médicos para atrair docentes a áreas com...