Bahia

Liminar beneficia consumidores de energia solar contra atos da Coelba

Decisão judicial suspende efeitos de notificações encaminhadas pela concessionária aos consumidores

12/01/2024 08h45
Liminar beneficia consumidores de energia solar contra atos da Coelba
Foto: Los Muertos Crew/Pexels

Através de um mandado de segurança, a Associação de Energia Solar Fotovoltaica da Bahia (ABAHIA SOLAR) obteve decisão judicial contra atos da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA).

O intuito de usar o instrumento jurídico é beneficiar consumidores e empresas do segmento. A decisão foi proferida pelo juiz federal Ávio Mozar, da 12ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia.

A liminar suspende os efeitos de notificações encaminhadas pela concessionária aos consumidores de geração distribuída e representa uma vitória para o mercado do segmento no estado. A controvérsia girava em torno da aplicação de normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), especialmente as alterações promovidas pela RN 1.059/2023 na Resolução ANEEL 1.000.

Tais normas impunham novos critérios aos consumidores optantes do Grupo B, gerando a necessidade de adaptação no prazo de 60 dias.

De acordo com o advogado Saulo Daniel Lopes, a Coelba estava aplicando uma nova resolução da ANEEL que atingia consumidores de Energia Solar participantes do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE).

“A concessionária estava exigindo que as empresas deixassem a condição de B-Optante, ou que arcassem com o pagamento de demanda contratada e ainda com custos mais altos na energia (kWh) no período correspondente à hora de ponta (18-21h dos dias úteis), o que obrigava muitas unidades consumidoras a utilizarem geradores diesel, quando antes apenas a energia solar seria suficiente para suprir tal necessidade. Tais exigências atingiam consumidores antigos, implicando em aumentos nos consumos de energia que chegavam a uma média mensal de até R$ 10 mil”, disse o advogado.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Bahia
Subtenente da PM morre em acidente na Av. Vasco da Gama; corporação lamenta

Subtenente da PM morre em acidente na Av. Vasco da Gama; corporação lamenta

A vítima ficou presa às ferragens e não resistiu aos ferimentos
Bahia
Mais de 260 mil eleitores correm o risco de ter o título cancelado na Bahia; entenda

Mais de 260 mil eleitores correm o risco de ter o título cancelado na Bahia; entenda

Eleitores que não justificaram sua ausência e não quitaram suas multas referentes às...
Bahia
Seap deflagra Operação Égide em unidades prisionais de Salvador

Seap deflagra Operação Égide em unidades prisionais de Salvador

Ação tem como objetivo cortar possível comunicação entre líderes de organizações...