Política

Em reunião, Lula pede “esforço maior” para conter “novo massacre” de yanomamis

Presidente realizou um encontro com ministros nesta terça-feira (9)

10/01/2024 08h18
Em reunião, Lula pede “esforço maior” para conter “novo massacre” de yanomamis
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta terça-feira (9), com doze ministros, representantes da Polícia Federal e das Forças Armadas, para discutir ações na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Em 2023, o governo federal decretou emergência de saúde pública para tratar a crise sanitária dos Yanomamis, em meio a invasão do garimpo ilegal na região. Um ano depois, estima-se que haja ao menos 8 mil garimpeiros no território, causando a poluição de 61% dos rios.

No encontro, o presidente exigiu das autoridades um “esforço maior” para conter o que chamou de “novo massacre” dos povos Yanomamis. “Não é possível que a gente possa perder uma guerra para garimpo ilegal, madeireiro ilegal, para pessoas que estão fazendo coisas contra o que a lei determina. Temos territórios indígenas demarcados. Essa reunião aqui é para decidir de uma vez por todas o que o nosso governo vai fazer para evitar que os indígenas continuem sendo vítimas de massacre, da garimpagem e das pessoas que querem invadir as áreas que estão preservadas e que têm dono”, declarou à imprensa.

O mandatário ressaltou ainda que vai ser usado “todo o poder da máquina pública” para solucionar a crise humanitária e decidiu que as Forças Armadas terão postos de permanência na região a partir deste ano.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde até 30 de novembro de 2023, durante todo o ano foram registrados 25,2 mil casos de malária, o que representa uma alta de 61% em relação a 2022. O território Yanomami abriga cerca de 31 mil indígenas, que vivem em mais de 370 comunidades.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Política
STF suspende parte da ação contra Alexandre Ramagem, que segue réu por tentativa de golpe

STF suspende parte da ação contra Alexandre Ramagem, que segue réu por tentativa de golpe

Deputado é apontado como um dos envolvidos no núcleo de articulação da trama golpista...
Política
Lula discute apoio à CPMI do INSS em reunião no Palácio da Alvorada

Lula discute apoio à CPMI do INSS em reunião no Palácio da Alvorada

Ministros e líderes governistas estão divididos sobre instalar ou orientar a comissão...
Política
“Petrobras precisa retomar o setor de distribuiçãode combustíveis em todo o país”, defende Deyvid Bacelar

“Petrobras precisa retomar o setor de distribuiçãode combustíveis em todo o país”, defende Deyvid Bacelar

Bacelar lamentou que o preço dos combustíveis continue sendo determinado, em alguns estados...