Bahia tem duas novas unidades de Instituto Federal
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia tem novos campi nos municípios Jaguaquara e Campo Formoso. Governo federal planeja criar 100 novas unidades até 2026
O Ministério da Educação (MEC) autorizou o funcionamento dos campi Jaguaquara (antigo Centro de Referência) e Campo Formoso, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A Portaria n. 2.166/2023 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 29 de dezembro de 2023, mesma data em que o MEC celebrou os 15 anos da criação dos Institutos Federais (IFs), instituídos pela Lei n. 11.892/2008, sancionada pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os dois novos campi terão, na sua composição, 40 professores e 26 técnicos administrativos, com potencial para atender até 800 estudantes. As unidades passam a integrar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que fecha o ano de 2023 com 682 unidades em todo o País. O estado da Bahia, atualmente, possui dois IFs: o Instituto Federal Baiano (IFBaiano), com 14 unidades, e o Instituto Federal da Bahia (IFBA), que tinha 23 unidades, mas passa a ter 25 com a nova portaria. Dados da Plataforma Nilo Peçanha mostram que o IFBA possui mais de 31 mil estudantes.
A implantação das unidades nos municípios de Jaguaquara e Campo Formoso vai ampliar a atuação do IFBA nas regiões por meio da oferta de cursos em diferentes modalidades, destacando o papel desenvolvido pelos Institutos Federais na interiorização da educação profissional no País.
Expansão
O governo federal pretende inaugurar, ainda, mais 100 novos campi dos Institutos Federais no País até o final de 2026. O anúncio foi feito pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude, em dezembro. Estão previstos, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), R$ 3,9 bilhões para os novos campi, que terão capacidade para 1,4 mil novas matrículas cada.
*MEC