Brasil

Lula assina decreto do indulto de Natal e exclui condenados pelo 8/1

O decreto permite ainda o perdão de multas aplicadas pela Justiça que somem até R$ 20 mil.

23/12/2023 17h00
Lula assina decreto do indulto de Natal e exclui condenados pelo 8/1
14/10/2023, presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou neste sábado, dia 14 de outubro, no início da tarde (14h), por telefone, com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, líder do povo palestino, na busca de apoio para a saída dos brasileiros da Faixa de Gaza. O presidente lembrou o reconhecimento brasileiro do Estado palestino. Foto Ricardo Stuckert/ PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto que concede indulto de Natal a presos, publicado em edição do “Diário Oficial da União” desta sexta-feira. Este é o primeiro indulto natalino do terceiro mandato de Lula. O indulto natalino é um perdão de pena e costuma ser concedido todos os anos em período próximo ao Natal. Previsto na Constituição, é destinado a quem cumpre requisitos especificados em um decreto presidencial.

Se for beneficiado com o indulto, o preso tem a pena extinta e pode deixar a prisão. No entanto, o indulto não tem efeito automático. Após a publicação, é preciso que advogados e defensores públicos de cada detento com direito ao indulto acionem a Justiça.

Entre os beneficiados, estão condenados por crimes praticados sem violência ou grave ameaça, mulheres condenadas a penas não superiores a oito anos e que tenham doença crônica ou sejam pessoas com deficiência, presos em idade avançada ou com doenças terminais. O texto não contempla os condenados por crimes hediondos, por violência contra a mulher, por crimes contra o meio ambiente e por crimes contra o estado democrático de direito. Neste último caso se enquadram aqueles que foram condenados pelo 8 de janeiro.

O decreto permite ainda o perdão de multas aplicadas pela Justiça que somem até R$ 20 mil. Se o valor for acima disso, o perdão só vale para pessoas que não têm condições de pagar. Chefes de facções criminosas também estão excluídos do indulto de Natal.

Comentários

Leia também

Brasil
Três agentes da PRF morrem após acidente durante perseguição a motos no Rio de Janeiro

Três agentes da PRF morrem após acidente durante perseguição a motos no Rio de Janeiro

Perseguição começou após suspeitos não respeitarem ordem de parada
Brasil
PRF inicia operação especial de feriado nesta quinta-feira

PRF inicia operação especial de feriado nesta quinta-feira

Iniciativa busca prevenir sinistros de trânsito e fiscalizar condutas irregulares por...
Brasil
Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Maior parte dos casos deste ano se concentram na faixa etária de 20 a 29 anos