Bahia

Deputados aprovam orçamento da Bahia para o próximo ano

Também foram aprovados os projetos do Executivo que reajustam os valores do Programa Bolsa Esporte e das tarifas devidas à Agerba

20/12/2023 10h18
Deputados aprovam orçamento da Bahia para o próximo ano
Foto: Ascom/Alba

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) fez um esforço concentrado nesta terça-feira para votar uma série de proposições para limpar a pauta. Com os votos contrários da oposição e do deputado Hilton Coelho (PSOL), os deputados aprovaram em primeiro turno, o Orçamento do Estado da Bahia para 2024. O Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo estima a receita e fixa a despesa do Estado para o período em R$62 bilhões, 668 milhões 92 mil e 290 reais.

Também foram aprovados os projetos do Executivo que reajustam os valores do Programa Bolsa Esporte e das tarifas devidas à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) ; a prorrogação dos contratos de seleção de REDA da Educação e da Saúde, além de cerca de 20 iniciativas de parlamentares, entre Projetos de Lei e concessões de Comendas e Títulos de Cidadania. “Em 2024 os projetos de autoria dos deputados serão diluídos ao longo das sessões ordinárias, para evitar votações em massa no final do Ano Legislativo”, alertou o presidente da AL-BA, deputado Adolfo Menezes.

Contudo, conforme o líder da oposição, deputado Alan Sanches (União), o projeto que previa a adequação de taxas da Agerba e do Detran referentes às transportadoras, operadoras de linhas regulares e de transporte, que passou aprovado pela maioria, “vai onerar ainda mais a população”

O que os parlamenteares consideram como ‘força-tarefa” continua na sessão de hoje, com a apreciação de outras matérias, incluindo o orçamento para o próximo ano (LOA) em segunda votação. Muito do que foi a plenário ocorreu por acordo, mas o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), precisou apresentar um requerimento de urgência para que seja votado nesta quarta-feira (24) o projeto do Poder Executivo que atualiza do Fundo de Pensão dos Servidores.

O primeiro projeto anunciado pelo presidente Adolfo Menezes foi o 25.171, que prorroga em regime especial de dois anos a vigência dos contratos Reda nas secretarias de Educação e Saúde. Rosemberg foi designado para dar o parecer, votando favoravelmente, sendo seguido à unanimidade.

LOA

A proposta de Lei Orçamentária para o ano que vem (PL 25.068) foi mais um texto a ser apreciado pelo líder do governo, até então único parlamentar a ser designado para relatar. A tarefa seria de Felipe Duarte (PP), mas ele teve que se ausentar temporariamente por alteração da pressão arterial, segundo fez questão de ressaltar Rosemberg.

A matéria prevê o aumento de 1,3% do PIB estadual, em um cenário de investimento e arrecadação de R$ 62,7 bilhões. Alan encaminhou pelo voto contrário, justificando que o governo não faz os investimentos necessários na saúde, na segurança e não libera os recursos das emendas impositivas. Hilton Coelho (Psol) ocupou a tribuna para declarar o voto contrário.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Bahia
Porto Seguro passará a cobrar taxa para acesso de veículos visitantes a partir de 2026

Porto Seguro passará a cobrar taxa para acesso de veículos visitantes a partir de 2026

Segundo a prefeitura, o valor será destinado para infraestrutura e preservação ambiental ...
Bahia
Santo Estêvão anuncia programação completa da Micareta 2025 – Cidade Folia

Santo Estêvão anuncia programação completa da Micareta 2025 – Cidade Folia

Com o tema “Se vista de alegria e venha!”, a festa vai reunir artistas consagrados...
Bahia
Prevenção ao suicídio de jovens mobiliza programação dos Coletivos Bahia pela Paz

Prevenção ao suicídio de jovens mobiliza programação dos Coletivos Bahia pela Paz

Atividades fazem parte da Campanha Setembro Amarelo e acontecem em Feira de Santana e Salvador ...