Redução nos repasses afetou negativamente as contas municipais em 2023, diz prefeito
Durante a conversa, o prefeito abordou os desafios enfrentados pela gestão, principalmente relacionados aos repasses federais e estaduais, e adiantou perspectivas para o próximo ano.
O prefeito Colbert Martins Filho (MDB), fez uma avaliação dos trabalhos do governo municipal durante o ano de 2023, em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia (Princesa FM). Durante a conversa, o prefeito abordou os desafios enfrentados pela gestão, principalmente relacionados aos repasses federais e estaduais, e adiantou perspectivas para o próximo ano.
Segundo o gestor, um dos principais entraves enfrentados pela administração municipal foi a queda nos repasses federais e estaduais a partir do mês de maio. Essa diminuição nos recursos teria impactado muitos municípios, levando a uma necessidade de ajustes e contenção de despesas.
“Além na queda no repasse, a questão da seca também afetou o cenário feirense, estamos terminando o ano com mais dificuldades financeiras do que no ano passado, mas de forma mais equilibrada, pois tomamos o cuidado de fazer um aperto de cinto nos últimos três meses”, explicou.
O prefeito ressaltou a importância da aprovação do orçamento de 2024 para garantir a continuidade das ações e investimentos planejados para o próximo ano.
“Estamos buscando, nesta última semana, efetuar pagamentos, principalmente dos fornecedores e contratos, porque eu não quero deixar nada para o ano que vem. Estou aguardando a aprovação do orçamento, pois, nesse momento, quando você termina o ano, às vezes precisa do orçamento do próximo ano para efetuar pagamentos. A perspectiva para 2024 pode ser melhor, apesar das dificuldades no repasse de recursos federais”, enfatizou.