Após pedido de suspensão, Corrida de Jegue é realizada em Feira de Santana
Advogados moveram uma ação através do instituto que protege os animais.
Uma decisão judicial emitida pela 2a Vara de Fazenda Pública de Feira de Santana pediu a suspensão da corrida de jegue que ocorreria na manhã deste domingo (03), sendo uma das atrações da Iº Cavalgada Princesa do Sertão, no Parque Coliseu do Sertão.
A ação foi movida por alguns advogados através do Instituto Protecionista – SOS Animais & Plantas e Rede de Mobilização pela Causa Animal que questionaram o objetivo do evento e a ausência de informações sobre o bem-estar dos animais.
O governo do Estado foi intimado por ser um dos apoiadores, mas mesmo sob liminar, a corrida ocorreu. Em nota, a prefeitura de Feira de Santana informou que não tem envolvimento com o evento, mas que foi notificada judicialmente.
Um dos organizadores do evento e filho de Silvério Silva, criador da Corrida de Jegue, Paulo Silva, explicou sobre e disse que ficou surpreso com a situação. “A Corrida de Jegues é uma festa cultural e nesse embargo houve algumas contradições. Porque diz que há maus tratos contra os animais e isso é uma inverdade, já que tivemos reuniões com o Ministério Público, OAB e Sociedade Protetora dos Animais que passou para a gente algumas normas e essas normas são seguidas rigorosamente. O montador não pode usar nenhum tipo de acessório, espora, sela, não pode usar tacas, não pode bater nos animais.”
O organizador completou que a corrida foi um sucesso com grande participação do público e que superou as expectativas dos organizadores.