Secretaria de Saúde promove serviços de saúde do homem para trabalhadores
Exames, consultas e avaliação nutricional entre as atividades
Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma manhã de atendimentos médicos e de enfermagem para os trabalhadores em alusão à campanha Novembro Azul que alerta sobre a prevenção do câncer de próstata. O evento foi realizado no auditório Dr. João Batista Cerqueira.
Durante a ação, os trabalhadores tiveram acesso a aferição de pressão arterial, glicemia, atualização de caderneta vacinal, testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis, atendimentos médicos e nutricionais, além de solicitação de exames laboratoriais.
A enfermeira referência técnica em Saúde do Homem, Gleika Borges, destaca que o momento foi pensado para trazer mais comodidade e fazer com que os homens estivessem voltados para a necessidade do cuidado com a saúde. Segundo ela, todas essas ações estão sendo desenvolvidas nas unidades de saúde durante este mês.
“Nosso principal objetivo é chamar atenção para o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce, mas sabemos também que os homens não costumam ter essa preocupação com a saúde como nós, mulheres. Por isso, levantamos as principais demandas que podem auxiliá-los nessa retomada de interesse”, frisou.
O motorista, Osmar Carneiro, relatou que há mais de três anos não faz o exame PSA, que auxilia no diagnóstico do câncer de próstata, e encontrou na ação uma oportunidade para cuidar da saúde. “A gente acha que tá bem, vai relaxando e ainda tem a questão do preconceito com o exame. Eu gostei muito. O médico foi bem atencioso, tirou todas as minhas dúvidas e me encaminhou para fazer um check-up”, relata.
Já o auxiliar de manutenção, André Silva, conta que o fato de ter os serviços no próprio local de trabalho traz muita facilidade. “Utilizei todos os serviços, com exceção das vacinas porque a minha caderneta está em dia. O atendimento foi super tranquilo. Eu nunca tinha ido a uma nutricionista e aproveitei o momento para fazer uma consulta”, afirma.
*Ascom