Servidores da Policlínica de Humildes reivindicam pagamento de salário atrasado
Segundo os servidores, desde julho o pagamento do salário e o vale refeição não está sendo ofertado.
Os funcionários da policlínica de Humildes, distrito de Feira de Santana, se reuniram na manhã desta terça-feira (21) na Câmara de Vereadores para reivindicar o pagamento dos salários atrasados. Segundo os servidores, desde julho o pagamento do salário e o vale refeição não está sendo ofertado.
Segundo a Diretora do SindSaúde Bahia (Sindicato dos trabalhadores da saúde do estado da Bahia), Dart Clair, o contrato da Prefeitura de Feira com a IMAPS, — empresa que gerenciava os pagamentos — , foi reincindido há quase um mês, contudo, até o momento, nenhum direito trabalhista foi cumprido.
“Até o momento não temos nenhuma posição nem da Prefeitura, nem da Secretaria de Saúde, nem da própria empresa. Nem a chave do FGTS, nem a rescisão de contrato, nada disso está sendo viabilizado pela Prefeituram nem pela Secretaria de Saúde e os profissionais estão passando necessidade. Viemos aqui para a Câmara para pedir o apoio dos vereadores, principalmente dos que são à base do governo”, afirma a diretora ao De Olho na Cidade.
A diretora do SindSaúde Bahia também informa que, além da Policlínica de Humildes, outros profissionais da categoria estão passando por essa situação, sendo 90% de terceirização do município e cerca de mil profissionais enfrentando desafios.
“O governo federal já fez o segundo repasse e, até o momento, não tem retorno também. Não só o salário, que os profissionais já estavam esperando que fosse pago, mas também o piso da enfermagem e, até o momento, sem retorno da Prefeitura, nem da Secretaria de Saúde. Hoje na Câmara conseguimos um requerimento, que está sendo lido, pedindo uma resposta do prefeito a respeito dos atrasos, se realmente houve o pagamento à empresa, para que a gente possa comprovar que a empresa recebeu e ela que é responsável por não ter pago. E também uma audiência amanhã com a secretaria de Saúde para que ela nos dê um retorno sobre todos essas questionamentos dos trabalhadores”, pontua Dart Clair.
Em resposta ás reinvidicações, a Secretaria de Saúde divulgou uma nota oficial onde afirma que ” A Procuradoria do município tem tido audiências constantes para resolver essa demanda e assegurar que nenhum trabalhador seja prejudicado”.
Confira a nota completa:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a IMAPS recebeu o valor de R$14 milhões no mês de outubro e ficou de quitar os pagamentos que estariam atrasados e as indenizações.
A Procuradoria do município tem tido audiências constantes para resolver essa demanda e assegurar que nenhum trabalhador seja prejudicado.
É válido destacar que com a mudança na gestão da unidade nenhum funcionário foi desligado. A nova empresa, IGM, assumiu o local no dia 13 de outubro e deverá realizar o pagamento nos próximos dias.
*com informações do repórter Robson Nascimento