Feira de Santana

Vereador denuncia caso de assédio infantil em escola municipal; Seduc se pronuncia

Segundo o vereador, o porteiro de uma das escolas municipais, localizada no bairro Queimadinha, estaria tendo conversas de cunho sexual com uma adolescente de 14 anos via instagram.

15/11/2023 09h43
Vereador denuncia caso de assédio infantil em escola municipal; Seduc se pronuncia
Foto: Robson Nascimento

O vereador Emerson Minho fez um alerta sobre uma denúncia de assédio infantil em uma das escolas do município. Segundo o vereador, o porteiro da Escola Municipal Edelvira de Oliveira, localizada na Queimadinha, estaria tendo conversas de cunho sexual com uma adolescente de 14 anos via Instagram.

“Fui ao colégio na sexta-feira (10) e constatei mesmo que existia uma denúncia da mãe de uma menor de 14 anos contra o porteiro. A vice-diretora e a diretora tomando ciência dessa situação, ofereceu essa denúncia ao Conselho Tutelar e prontamente também devolveu o porteiro para a Secretaria de Educação”, conta o vereador.

Ainda, o vereador relata que se dirigiu até o Conselho Tutelar para apurar se a denúncia realmente existia.

“Através do conselheiro, constatamos que, sim, tinha chegado essa essa ocorrência. O conselho tutelar também foi na casa da menor, ouviu a menor e prestou toda a assistência para essa criança. Ficamos sabendo também que esse inquérito já foi submetido na delegacia”, pontua.

Emerson Minho afirma que acionou o vereador Jhonatas Monteiro (Psol), que é morador da Queimadinha e também presidente da Comissão de Educação do Legislativo, para prestar apoio e assistência a família da menor de idade.

Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) salientou que, mediante as evidências, o porteiro foi desligado do quadro de colaboradores. Ainda em nota, a Seduc destacou que “orienta, frequentemente, os gestores das unidades escolares sobre como proceder nestes casos, alertando para a importância de agir de maneira rápida e eficiente garantindo a segurança e bem estar dos estudantes”.

Confira a nota na íntegra:

“No dia 8 de novembro, a equipe gestora da Escola Municipal Edelvira de Oliveira, localizada na Queimadinha, foi contatada pela família de uma estudante de 13 anos. A mãe denunciou que a filha estava sendo alvo de mensagens de natureza sexual por parte de um funcionário da escola, através de uma rede social.

No mesmo dia, a direção da escola comunicou ao Conselho Tutelar e afastou de imediato o funcionário. O Conselho informou que a família registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Ontem, dia 13, a Secretaria de Educação recebeu um parecer do Conselho, solicitando o afastamento definitivo do colaborador. Isso se deve ao fato de que o órgão teve acesso a dois prints que evidenciam a natureza inadequada da conversa entre o funcionário e a adolescente.

Como resultado, o funcionário já foi desligado do quadro de colaboradores.

A Secretaria reforça ainda que orienta, frequentemente, os gestores das unidades escolares sobre como proceder nestes casos, alertando para a importância de agir de maneira rápida e eficiente garantindo a segurança e bem estar dos estudantes.” – ASCOM SEDUC

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Pablo Roberto celebra sucesso da Micareta: ‘O povo fez a festa, mesmo com chuva’

Pablo Roberto celebra sucesso da Micareta: ‘O povo fez a festa, mesmo com chuva’

Para ele, além da estrutura e segurança oferecidas pelo município, o evento reafirma...
Feira de Santana
Micareta de Feira: MPBA recomenda realocação urgente de gerador elétrico instalado no circuito Maneca Ferreira
Feira de Santana
Foliões improvisam com saco plástico e curtem a Micareta de Feira mesmo com chuva

Foliões improvisam com saco plástico e curtem a Micareta de Feira mesmo com chuva

Viviane Cabral e Murilo Freitas vieram direto de Salvador especialmente para aproveitar...