Novembro Azul: câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil
Urologista Dr. João Batista fala sobre a importância da campanha
A cada oito minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata no Brasil. A campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
“Os principais fatores de risco são primeiro o envelhecimento, segundo a etnia, terceiros fatores genéticos e quatro fatores ambientais. Fatores ambientais, como atos de vida, é importantíssimo consumir menos carne vermelha e ingerir mais alimentos ricos em betacarotenos, após ingerida, a substância tem a capacidade de se converter em vitamina A”, informa o urologista, Dr. João Batista, em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia (Princesa FM).
O câncer de próstata é uma doença inicialmente assintomática, portanto, deve ser descoberta através de exames preventivos. São estes o exame de toque retal, e o de PSA, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata no sangue; se ela estiver alta, há o risco da doença. Segundo a medicina, 10% dos casos de câncer de próstata podem ser suspeitados apenas pelo toque retal.
Para prevenção é recomendado a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. Adoção de diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.