Oposição no Congresso Nacional pretende mudar GLO
A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi imposta pelo presidente Lula nos portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo
A oposição articula um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para invalidar a Garantia da Lei e da Ordem (GLO). No último dia 1° de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) implantou a medida nos portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo.
No entanto, o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL), atual presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, afirmou em entrevista ao Estadão que pretende propor alterações ao projeto: “Com certeza faremos um PDL para sustar ou modificar os termos do decreto”.
O PDL é uma proposição legislativa que é usada para suspender atitudes do Poder Executivo, principalmente quando os parlamentares entendem que a matéria em questão era da alçada exclusiva do Legislativo. A operação foi iniciada nesta segunda-feira (6), mas na visão da oposição trará poucos resultados práticos.
*Metro 1