Artigo de professores da Uefs recebe prêmio PubliTEC Senai Cimatec
O artigo premiado, intitulado ”Systematic review of the ‘semantic network’ definitions”, foi publicado na revista Expert Systems With Applications,
Os professores Marcos Grilo, Inácio Fadigas e Trazíbulo Henrique, os dois últimos já aposentados, do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), receberam o prêmio de melhor trabalho na Categoria 1 para pós-graduandos e bolsistas de nível superior da 10ª edição do PubliTEC Senai Cimatec 2023. A solenidade de premiação ocorreu na última sexta-feira (27), no Centro Universitário Senai Cimatec, em Salvador, durante o encerramento do 9º International Symposium on Innovation and Technology (SIINTEC).
O artigo premiado, intitulado ”Systematic review of the ‘semantic network’ definitions”, foi publicado na revista Expert Systems With Applications, que tem fator de impacto 8.5. O trabalho foi escrito juntamente com os professores Hernane Pereira (Uneb, Senai-Cimatec), Cleônidas Tavares (PPG-MCTI), Marcelo Cunha (IFBA), Renata Barreto (PPG-MCTI) e Júlia Andrade (UFBA). Todos os autores do artigo são membros do grupo de pesquisa em Ciência das Redes Fuxicos & Boatos.
A publicação é fruto de um capítulo da tese de doutorado do professor Marcos Grilo. ”O prêmio é um reconhecimento da qualidade das pesquisas desenvolvidas pelo grupo Fuxicos & Boatos, que conta com a participação de pesquisadores de diversas instituições, dentre elas, a Uefs. Em particular, o prêmio demonstra uma consolidação das pesquisas realizadas por professores da Uefs na área de Ciência das Redes com publicações em periódicos de alta qualificação há mais de uma década”, afirmou.
O docente ainda explicou que o artigo é uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar e classificar a família de definições de rede semântica. A pesquisa mapeou as definições presentes na literatura, analisando aspectos como a representação matemática utilizada e a atribuição de significados a cada componente da rede. Foram coletados 2.336 trabalhos que, após aplicação de filtros, resultaram em 112 definições de rede semântica analisadas. O estudo pode facilitar a decisão de um pesquisador em relação ao modelo de rede semântica que seria mais apropriado para as suas pesquisas.
*UEFS.BR