Mundo

Ministro mantém diálogo com Israel para acelerar saída de brasileiros de Gaza

Ainda não há previsão para quando os brasileiros serão autorizados a deixar a região

04/11/2023 09h41
Ministro mantém diálogo com Israel para acelerar saída de brasileiros de Gaza
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em conversa por telefone com o chanceler de Israel, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pediu agilidade na liberação dos 30 brasileiros que ainda estão na Faixa de Gaza. 

O Itamaraty ainda não divulgou detalhes do telefonema, mas o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, informou que o Ministério das Relações Exteriores mantém diálogo com as autoridades no Oriente Médio para viabilizar a inclusão dos brasileiros nas listas de autorizados a fazerem essa travessia no posto de Rafah, entre Gaza e o Egito.

“Eu posso dizer que ontem, o ministro Mauro Vieira conversou com o chanceler egípcio. E hoje à tarde, no horário de Israel, ele vai conversar com o chanceler israelense”, declarou Frederico.
Segundo o diplomata, as listas são definidas em conjunto com autoridades do Catar, Estados Unidos, Israel e Egito. Três listas de estrangeiros já foram autorizadas para deixar a Faixa de Gaza, cada uma com cerca de 500 pessoas. Nenhum brasileiro foi incluído nesses grupos.

O embaixador negou que as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenando os bombardeios israelenses em Gaza tenham interferido a negociação. “É uma ilação um pouco apressada. Existem 6 mil pessoas que estão esperando sair, o Egito declarou que só pode atender a 500 pessoas por dia. O controle dessa entrada é do Egito, não de Israel. Se você tira 500 pessoas por dia, e tem 6 mil, você vai ter 5,5 mil descontentes”, ponderou.

Uma nova lista com nomes de civis foi divulgada nesta sexta-feira (3), e mais uma vez, brasileiros foram deixados de fora da relação. Este é o terceiro grupo de estrangeiros autorizados a deixar o território desde o início do conflito. Brasileiros que estão na Faixa de Gaza relatam que estão aflitos com os bombardeios e estão com dificuldade na comunicação com parentes.

Além disso, a região também enfrenta escassez de água, alimentos e remédios. Segundo o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, tudo depende de uma autorização das autoridades israelenses. Os brasileiros que aguardam em Gaza afirmaram que o governo enviou um comunicado prometendo acolhimento com atendimento médico, assistência social e regularização migratória.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Mundo
Papa Francisco surpreende fiéis com aparição durante recuperação

Papa Francisco surpreende fiéis com aparição durante recuperação

O pontífice está em um período de afastamento de dois meses, após ter ficado mais de...
Mundo
Queda de helicóptero no rio Hudson, em Nova York, deixa seis mortos

Queda de helicóptero no rio Hudson, em Nova York, deixa seis mortos

O acidente aconteceu nas imediações da West Side Highway com a Spring Street, na região...
Mundo
Tarifas dos EUA contra a China somam 145%, diz Casa Branca

Tarifas dos EUA contra a China somam 145%, diz Casa Branca

Presidente americano Donald Trump anunciou o aumento das taxas sobre os produtos importados...