Em Humildes, projeto tem destacado jovens para o futebol profissional
Os coordenadores estiveram no programa De Olho na Cidade (Sociedade News FM 102.1), para contar sobre o trabalho
Por Rafael Marques
O Projeto Arena, nascido em Humildes, distrito de Feira de Santana, em meados dos anos 2000, tem se destacado como um verdadeiro celeiro de talentos para o futebol profissional. Desde o seu surgimento, tem proporcionado oportunidades e apoio a jovens promissores ajudando-os a desenvolver suas habilidades e alcançar o sonho de se tornarem atletas profissionais.
Com uma estrutura dedicada à formação e treinamento de jovens, o Arena tem sido um ambiente propício para o crescimento e aprimoramento das habilidades futebolísticas. Os participantes do projeto recebem orientação técnica, tática e física, preparando-os para os desafios do futebol de alto nível.
Os coordenadores do projeto, Genivaldo de Oliveira e Gabriel Ramos (pai e filho), estiveram, nesta quarta-feira (1º), no programa De Olho na Cidade (Sociedade News FM 102.1), para contar um pouco sobre esse trabalho.
“O projeto foi fundado em 2000, teve a participação do saudoso José, e de lá para cá a gente tem lutado com muita dificuldade. É um projeto social, mas na verdade não tem recursos financeiros, os recursos são próprios e através de amigos da comunidade. Quando a gente precisa de um transporte ou outra coisa, sempre pedimos. Mas é uma coisa chata fazer isso, porque se torna algo rotineiro. Temos dificuldade em manter o projeto. São 70 garotos, a gente pede uma taxa de 20 reais, mas na maioria das vezes não cobramos porque sabemos das dificuldades de cada um”.
Um dos principais pontos fortes do projeto Arena é a capacidade de identificar e lapidar talentos precoces. Muitos jovens jogadores que passaram pelo projeto tiveram a oportunidade de serem observados por olheiros e clubes profissionais, abrindo portas para suas carreiras no futebol. Essa exposição tem sido fundamental para que esses talentos possam mostrar seu potencial e conquistar contratos profissionais em times renomados.
“Graças a Deus, através do nosso trabalho, conseguimos realizar o sonho de vários jovens. Temos Gui, que atua no Santo André, em São Paulo, Edson, que está na Tailândia disputando campeonato, entre outros. Seguimos na luta para que saia um jogador de alto nível, primeira divisão”, disse Gabriel.
Para Genivaldo, além do aspecto esportivo, o projeto Arena também se preocupa com a formação integral dos jovens. Valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito são transmitidos aos participantes, buscando formar não apenas bons jogadores, mas também cidadãos responsáveis e comprometidos com a sociedade.
“Quando se trata de futebol, claro que os meninos têm o objetivo de ser jogador, mas em primeiro lugar a gente procura ajudar na formação do homem, do cidadão, motivamos a estudar porque o futebol é uma coisa incerta, e falamos sempre isso aos pais, mas diante disso nós damos a oportunidade”, frisou.
O projeto tem se consolidado como uma importante ferramenta de fomento e descoberta de talentos para o futebol. Com dedicação, apoio de pais e dos próprios jovens o Arena segue crescendo e abrindo portas para o sucesso no mundo do futebol e proporcionando um futuro promissor para esses talentos.
Abaixo, estão alguns dos atletas que já atuam profissionalmente no futebol:
Edson Jr.
Posição: atacante
Clube atual: MH Nakhonsi City
Edton dos Santos:
Posição: Lateral esquerdo
Clube atual: Paulista de Jundiaí
Davidson Patrick:
Posição: Volante
Clube atual: Falcon
Luiz Gustavo:
Posição: Atacante
Clube atual: Santo André
João Victor:
Posição: Atacante
Clube atual: Boquinhense
Saulo Santos:
Posição: Lateral-direito
Clube atual: Boquinhense
Marcos Paulo:
Posição: Atacante
Clube atual: Cosmopolitano Sports
Genivaldo convida quem quiser e estiver disposto a colaborar e conhecer o projeto.
“É um projeto aberto. Quem quiser levar o filho, pode levar. Se a criança ou adolescente se adaptar a gente conversa e inclui. Estamos abertos a ajuda, também. A gente pensa em desistir, as vezes, mas sei que vou carregar esse trabalho para o resto da vida”,
Para conhecer o projeto ou ajudar de alguma forma, pode entrar em contato através do (75)- 9 9224-4411.
Fotos: Rafael Marques/ e divulgação
Ouça a entrevista completa em podcast: