Escola Municipal Monteiro Lobato é inaugurada nesta terça com área triplicada
O novo prédio tem 24 salas, sendo 16 de aula e 8 para setores administrativos e laboratórios.
A Escola Municipal Monteiro Lobato, no bairro Capuchinhos, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (31), em cerimônia que reuniu representantes do poder municipal e toda a comunidade escolar. A escola, que é uma das maiores da rede municipal, foi completamente reconstruída e tem área triplicada.
O novo prédio tem 24 salas, sendo 16 de aula e 8 para setores administrativos e laboratórios. Segundo a secretária de educação, Anaci Paim, além das modificações na estrutura, também foi pensado no conforto dos estudantes, com implementações de ar condicionados e janelões que proporcionam a entrada de luz natural.
“Temos salas de robótica, de ciências, de matemática, uma quadra com vestiário, um teatro para atividades lúdicas, além de implementações em toda a área administrativa, secretaria, sala de professores, direção, sala de coordenação, ambiente para leitura, uma nova cozinha bem ampliada, assim como um refeitório bem grande. Foi dedicado todas as ações que são necessárias para um ambiente escolar completo”, afirma a secretária em entrevista ao De Olho na Cidade.
A biblioteca da escola leva o nome da professora Lélia Fernandes, em homenagem a sua trajetória na educação de Feira de Santana.
“É uma sensação importante na minha vida e na minha história, não só como educadora, como também escritora e biógrafa. Eu participei da primeira inauguração, em 1970, e desde então vim acompanhando essa escola, que foi traçada nos moldes de grandes pedagogos, grandes mestres. E hoje eu tenho o prazer de reinaurgurar com outra estrutura, e esperamos que os colegas, os professores e toda sua equipe realmente preservem os princípios em que fora criado e que acompanhem o desenvolvimento da sociedade”, disse a professora Lélia.
O investimento faz parte do pacote de obras no valor de R$ 124 milhões. Na área interna, também foram construídos banheiros adaptados para pessoas com deficiência e pátio recreativo. A área externa ganhou um paisagismo moderno, com cobertura em pergolado para proporcionar sombra.
“Essa escola não é uma escola recuperada, é uma escola construída, que usou todo seu espaço em benefício da população de estudantes que aqui militam. São 500 alunos, que serão ampliados para 100. Isso mostra o foco, a vontade e a dedicação, o maior legado do poder público é contribuir principalmente para educação, que dá um retorno excelente para toda a sociedade”, destaca o vice-prefeito Fernando de Fabinho.
*com informações do repórter Rafael Marques