Especialista esclarece mitos e verdades sobre o câncer de mama
Mastologista reforça a importância da realização dos exames anualmente.
O câncer de mama é o tipo que mais atinge a população feminina no Brasil e no mundo. Sabendo disso, surgem dúvidas frequentes sobre a doença e alguns mitos acerca da prevenção e do tratamento.
A mastologista, Dra. Vanessa Boeira esclareceu perguntas recorrentes e desmentiu algumas informações falsas em entrevista ao nosso portal.
A médica explicou que próteses de silicone não impedem a realização dos exames e não atrapalham na identificação do diagnóstico. Em casos de mulheres que estão amamentando ativamente, a qualidade do exame pode ser prejudicada. Porém, se for identificada qualquer alteração na mama é necessário procurar um médico para a avaliação e os exames poderão ser realizados normalmente.
Segundo a orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), as mulheres devem realizar a mamografia anual a partir dos 40 anos. As pacientes que fazem parte de grupos de risco ou possuem pré-disposição, casos de câncer de mama na família, devem começar a fazer os exames em idade mais precoce.
“A mulher que menstrua cedo e deixa de menstruar muito tarde é considerada fator de risco”, alerta Vanessa sobre casos em que há uma maior chance de desenvolver um câncer de mama.