Centro de Referência Maria Quitéria completa 13 anos com mais de 4 mil mulheres atendidas
Desde a sua fundação, em 2010, o órgão mantido pela Prefeitura de Feira de Santana atendeu 4.279 mulheres
O Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) completou nesta quarta-feira, 25 de outubro, 13 anos de existência. Desde a sua fundação, em 2010, o órgão mantido pela Prefeitura de Feira de Santana atendeu 4.279 mulheres. Todas elas puderam encontrar apoio na rede de proteção à mulher.
O órgão atualmente é gerenciado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e tem como principal objetivo apoiar as mulheres vítimas de violência. Os serviços oferecidos incluem atendimento multiprofissional, orientação para registro de ocorrências, solicitações de medidas protetivas e encaminhamentos para cursos profissionalizantes.
A coordenadora do CRMQ, Ivone Nobre, destaca a importância do órgão para a vida de cada mulher atendida.
“Durante esses 13 anos de atuação, o Centro de Referência Maria Quitéria vem transformando vidas e ajudando mulheres em situação de violência a reescreverem novas histórias. Nosso equipamento possui uma escuta humanizada e qualificada, proporcionando a essas mulheres novas oportunidades e garantia de direitos”, observa.
Ainda segundo a coordenadora, muitas mulheres quando chegam até o local ainda não reconhecem que estão sofrendo algum tipo de violência e o papel da equipe é construir com ela esse entendimento e prosseguir para o próximo passo: fazer a denúncia.
“É de extrema importância o funcionamento de um equipamento voltado acolher e ouvir essas mulheres, que na maioria das vezes tem suas vozes silenciadas e não tem o apoio nem dos seus familiares”, enfatizou Ivone Nobre.
O CRMQ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – sem intervalo – na rua Barão do Rio Branco, 1723, Centro. Os atendimentos são por ordem de chegada ou encaminhamentos pela Secretaria da Mulher, delegacias, unidades hospitalares entre outros órgãos.
*SECOM/PMFS