Outubro Verde: teste de diagnóstico para Sífilis disponível gratuitamente nas unidades de saúde
O objetivo é promover o diagnóstico precoce e, assim, reduzir a transmissão da doença para outras pessoas.
O testes rápidos para diagnóstico da Sífilis estão sendo ofertados gratuitamente em todas as unidades de saúde de Feira de Santana, facilitando o acesso dos cidadãos. O objetivo, é promover o diagnóstico precoce e assim reduzir a transmissão da doença para outras pessoas. A iniciativa faz parte do “Outubro Verde”, mês dedicado à conscientização e prevenção da sífilis, tanto na sua forma adquirida quanto na congênita.
Para obter o teste gratuito basta que o interessado sinalize o desejo de realizar o exame na recepção de uma das unidades de saúde e apresente documento de identidade e o cartão SUS. Segundo o enfermeiro do Centro de Referencia do município, Ítalo Dias, neste ano, Feira de Santana tem registro de cerca de 152 casos.
“De janeiro a agosto de 2023, para sífilis primária são 43 casos, já de sífilis secundária tem 30 casos, pegando maior para sífilis latente indeterminada, aquela que o paciente nunca teve e não conhece a doença, com 79 casos”, explica o enfermeiro em entrevista ao De Olho na Cidade, destacando que sífilis latente indeterminada é mais preocupante devido à ausência de sintomas e, quando não tratada, pode evoluir e causar danos a órgãos internos.
Portanto, conforme o enfermeiro, realizar testes regulares e conhecer o próprio estado sorológico são práticas cruciais na prevenção da doença. Os pacientes que testam positivo para a sífilis precisam retornar à unidade de saúde de acordo com o estágio da doença, sendo geralmente uma vez por semana, a cada sete dias, e realizam controles regulares a cada três meses para monitorar o tratamento e garantir a eficácia.
*com informações do repórter Rafael Marques